INFRAESTRUTURA URBANA E ACESSOS
Sinésio Antônio Carneiro por Ricardo Correa
O dono de pizzaria Sinésio Antônio Carneiro lembra bem da noite em que a lama chegou. “Trabalhei até 11 horas da noite na pizzaria no dia 6 de novembro de 2015. Sabia que a lama atingiria a cidade, mas nem eu, nem ninguém, tinha noção do que estava por vir. Ficamos até 2 horas da madrugada na praça com outros moradores para ver como seríamos atingidos. Olha o perigo. Fui para casa e a lama chegou causando imensos estragos às 4 horas. Perdi geladeira, congelador, expositor, tudo o que precisava para trabalhar na pizzaria”, contabiliza. “Vejo o pessoal da Fundação Renova trabalhando na recuperação da cidade, mas tudo é muito lento.”
A principal obra prevista para 2017 é a reconstrução do Parque de Exposições, com a conclusão prevista para 2018. Também devemos resolver o impasse em torno da Escola Municipal José de Vasconcelos Lanna, que está funcionando em um local provisório, uma vez que o proprietário do imóvel original informou que não pretende mais alugá-lo para a prefeitura. Atualmente, encontra-se em execução a elevação do campo de futebol e a reforma das últimas unidades de casas e comércios que ainda necessitam de reparos.
Praça reformada de Barra Longa por Ricardo Correa
PROGRAMAS ENVOLVIDOS:
10: Recuperação das Demais Comunidades e Infraestruturas Impactadas
A RECONSTRUÇÃO DE BARRA LONGA
Distante aproximadamente 70 quilômetros da barragem de Fundão e às margens do rio do Carmo, o município de Barra Longa, com seus cerca de 6 mil habitantes, foi o único que teve a sede diretamente impactada pela passagem dos rejeitos.