Agenda Juventudes
Junto ao trabalho de reparação desenvolvido ao longo da bacia do rio Doce, a Fundação Renova mantém o processo escuta e estímulo ao protagonismo dos jovens através de projetos socioeducativos e de desenvolvimento comunitário.
E com objetivo de reunir os projetos que trabalham a mobilização e o engajamento de jovens como protagonistas do processo de reparação, em 2020 foi estabelecido o Agenda Juventudes. A proposta é articular e reunir as diversas iniciativas da Fundação Renova direcionadas a essa faixa etária.
O início da formação de jovens lideranças
Em 2019, o Programa de Educação para Revitalização da Bacia do Rio Doce – PG 33, através do Projeto Formação de Lideranças Jovens, selecionou cinco instituições parceiras para desenvolver processos de formação e engajamento de jovens voltados à revitalização ambiental, social, econômica e cultural em 41 municípios da bacia. No total, 1.200 jovens entre 15 e 29 anos terão participar dos projetos de forma gratuita.
Em 2020, devido à pandemia do novo coronavírus, as atividades continuam de forma online, por meio de ferramentas virtuais. “Diante da dificuldade de parte dos jovens quanto ao acesso à internet, as instituições parceiras estão executando ações diversas de mobilização, como contatos telefônicos, divulgação nas mídias locais, redes sociais, carros de som e cartazes, para divulgar os projetos em espaços públicos estratégicos nos municípios”, afirma Igor Moreira, analista de Educação e Cultura da Fundação Renova.
Atualmente, as instituições parceiras estão com inscrições abertas para os jovens que se interessam em participar dos projetos. Veja quais são os prazos:
Projetos e parcerias
As instituições parceiras estão com inscrições abertas para os jovens que se interessam em participar dos projetos. Veja quais são os prazos:
Projeto: Lótus
Prazo para inscrições: 30 de outubro
Cidades: Aracruz e Linhares (ES)
Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS)
Projeto: Liderança Jovem Rio Doce
Prazo para inscrições: 15 de novembro
Cidades: Belo Oriente, Naque, Periquito, Governador Valadares, Alpercata, Tumiritinga, Galiléia e Conselheiro Pena (MG)
Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu
Projeto: Raízes e Asas do Rio Doce
Prazo para inscrições: 24 de novembro
Cidades: Bom Jesus do Galho, Bugre, Caratinga, Córrego Novo, Dionísio, Fernandes Tourinho, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Marliéria, Pingo D’Água, Raul Soares, Rio Casca, Santana do Paraíso, São Domingos do Prata, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Sem-Peixe, Sobrália e Timóteo (MG)
Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD)
Projeto: Júpiter
Prazo para inscrições: 30 de novembro
Cidades: Mariana, Barra Longa, Ponte Nova, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado (MG)
Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas (AMEFA)
Projeto: Passaporte da revitalização: Juventudes pelo Rio Doce
Prazo para inscrições: previsão de início em janeiro/2021
Cidades: Resplendor, Itueta e Aimorés, em Minas Gerais e Baixo Guandu, Colatina e Marilândia (ES)