Webinar abre ciclo de cursos de formação on-line para as Defesas Civis de Mariana (MG) e região

Publicado em: 22/12/2020

Evento marcou o início dos cursos de especialização em gestão de de risco de desastres oferecidos ao agentes dos órgãos

Representantes da Fundação Renova, da Defesa Civil de Mariana e da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) participaram  do webinar de abertura do Ciclo de Formação Continuada das Defesas Civis de Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce (MG). O evento, que aconteceu em novembro, foi transmitido pelo Youtube, teve mais de 500 acessos e marcou o início dos cursos de extensão, graduação e pós-graduação em gestão de risco de desastres oferecidos aos agentes dos órgãos.

Os cursos fazem parte da parceria do Programa de Preparação às Emergências Ambientais da Fundação Renova com a Unisul e as Defesas Civis dos quatro municípios. As opções, oferecidas na modalidade de ensino a distância durante a pandemia, vão desde capacitações de curta duração até pós-graduação, com conclusão prevista para o ano de 2024. O programa tem como objetivo fortalecer a operação das Defesas Civis nas ações de prevenção e respostas a desastres de qualquer natureza.

Só em novembro, 70 vagas foram disponibilizadas para o curso de Análise de Risco, que aborda pontos como percepção de risco, ameaça, sustentabilidade, vulnerabilidade e política nacional, estadual e municipal de Defesa Civil. O curso de graduação tecnólogo em Gestão Ambiental será oferecido para 58 alunos a partir de março de 2021, enquanto a pós-graduação lato sensu em Defesa Civil se inicia em 2023, voltada àqueles que se formarem na graduação e tiverem interesse em seguir com os estudos.

De acordo com o Coordenador da Defesa Civil do Rio Doce, Cleber Teixeira, a capacitação irá trazer muitos ganhos ao órgão durante o trabalho desenvolvido no município. “Esses cursos são de muita importância para atender à comunidade de uma maneira mais ativa. Vamos ter outra visão sobre as áreas de risco, sobre como atenderemos à comunidade. Teremos um ganho em agilidade e expertise. Hoje já temos essa visão, mas com o curso vamos aprimorar o trabalho desenvolvido. Essa é uma oportunidade ímpar para todos os municípios que estão participando. Vai ser ótimo para nós”, afirma.

Para Juliana Bedoya, Gerente Socioambiental da Fundação Renova, os ganhos das Defesas Civis durante a rotina de trabalho são o objetivo das capacitações. “Essa importante entrega é fruto de uma parceria da Fundação Renova com a Unisul e as Defesas Civis das quatro cidades. O objetivo é capacitar as Defesas Civis, deixá-las cada vez mais preparadas, entendendo que a educação é um marco necessário e fundamental para todo esse processo que vem sendo o aprendizado ao longo desses anos”, diz.

Este conteúdo foi útil para você?