Uma nova fase para as famílias de Paracatu

Publicado em: 21/06/2023

Reconstrução de Vilas , Infraestrutura , Reassentamento , Território de Mariana

Primeira família de Paracatu recebe as chaves da casa do novo distrito

Chegou a hora dos moradores de Paracatu, novo distrito de Mariana, receberem as chaves de suas novas casas. Aos poucos, conforme a intenção das famílias, as chaves serão entregues e as mudanças poderão ser agendadas e realizadas, com apoio da Fundação Renova.

Para garantir à comunidade acesso aos serviços essenciais, a Fundação Renova e a Prefeitura de Mariana trabalham em conjunto, conforme previsto no Termo de Compromisso para a entrega de Paracatu. Já está emitida, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Mariana, a licença que permite o funcionamento de vias internas; de Estações de Tratamento de Água (ETA) e Estações de Tratamento de Esgoto (ETE); e do cemitério do distrito.

Saiba mais sobre alguns dos serviços essenciais em Paracatu:

• Limpeza urbana e coleta de lixo: será realizada pela Prefeitura de Mariana, com o apoio da Fundação Renova. Haverá um cronograma para a coleta de lixo, que será divulgado aos futuros moradores.
  • Segurança pública e patrimonial: Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e outros agentes de segurança pública farão o patrulhamento preventivo nas ruas e terão uma sala exclusiva no Posto de Serviços. Além disso, serão instaladas câmeras de monitoramento.
  • Telefonia e internet: no distrito, há sinal de celular da operadora Vivo. O serviço de internet será oferecido pela Valenet. Cada casa terá um plano de 300 mega de internet e os primeiros 12 meses serão pagos integralmente pela Fundação Renova.

Outras ações serão realizadas para garantir o conforto e bem-estar dos moradores do distrito, como transporte público, controle da emissão de poeira e ruídos e o pagamento das taxas públicas de IPTU, energia elétrica e água das famílias, pela Fundação Renova durante cinco anos.

Este conteúdo foi útil para você?