A iniciativa faz parte do Programa de Preservação da Memória Histórica, Cultural e Artística
No dia 24 de janeiro, foi realizada uma oficina culinária, em Gesteira, distrito de Barra Longa (MG), para troca de experiências entre nove cozinheiras da comunidade, que há anos exercem essa função. A atividade foi um momento de integração social e descontração entre as participantes.
Beatriz Helena Bento mostrou os segredos do “Tropeirinho de Gesteira”, servido com arroz branco, torresmo à pururuca, ovo caipira frito e couve rasgada, conforme o costume local. Feito com feijão preto e fubá de moinho d´água, que é torrado em panela de ferro, o prato é diferente do tropeiro tradicional, que usa farinha de mandioca. “Essa receita está na minha família há muitos anos. Comia na casa dos meus avós e, sempre que tenho a oportunidade de fazer, me lembro deles”, conta a cozinheira.
Além do tropeirinho, foram preparados outros dois quitutes tradicionais da comunidade, com receitas passadas de geração para geração: o arroz-doce com rapadura e a pipoca de polvilho. No final do dia, crianças, jovens e idosos foram convidados a participar da degustação dos pratos típicos. Essa ação faz parte do Programa de Preservação da Memória Histórica, Cultural e Artística, dentro da frente de Resgate da Cultura Imaterial.