Competição reforçou a sustentabilidade, turismo e desenvolvimento social na região.
Em agosto, a cidade de Linhares (ES) sediou o II Torneio de Pesca Esportiva, que reuniu 257 participantes para competir em categorias como Tucunaré, Dourado, Robalo e Traíra. O evento, cujo objetivo foi fomentar o turismo e a pesca esportiva da região, distribuiu 40 premiações e teve contribuições significativas para a comunidade local.
Pescadores de diferentes localidades, com licença de pesca amadora/esportiva válida, tiveram acesso às áreas de pesca permitida, que incluem as lagoas Nova, Juparanã, Palmas e Palminhas, além da calha do rio Doce, limitada ao município de Linhares.
Nessa edição, ganha destaque a participação feminina que reforça a inclusão e o crescimento do interesse pela prática, além da participação de 70 pescadores de outras regiões. Além de fomentar o turismo e movimentar a economia na região, a iniciativa arrecadou cerca de 1,3 toneladas de alimentos, doados para instituições locais, que beneficiarão mais de 500 pessoas da comunidade.
A iniciativa é catalisadora de crescimento econômico e visibilidade para Linhares, impulsionando o comércio local e a cadeia produtiva, além de promover a pesca sustentável com o incentivo da prática do pesque e solte.
Importância da iniciativa para a região
A segunda edição do torneio de Pesca Esportiva, realizado entre os dias 9 e 21 de agosto de 2024, é parte das ações de recuperação da pesca esportiva e amadora, que contemplam três pilares: o torneio como evento de promoção; a participação de feiras do ramo, como divulgação; e a capacitação como formação de mão de obra. O torneio foi organizado pela agência de turismo IGARAPESCA e consolidou-se como um importante catalisador de crescimento e visibilidade para Linhares.