Curso foi ministrado por profissionais de escola que é referência na restauração de florestas tropicais no mundo
Aconteceu nos dias 11 e 12 de março o treinamento de capacitação técnica para restauração florestal de áreas que participam dos programas compensatórios da Fundação Renova em função do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). O curso contemplou técnicos ambientais responsáveis pela implantação e manutenção de projetos de restauração florestal em municípios do Espírito Santo que fazem parte da bacia do Rio Doce.
O curso é de realização da Fundação Renova e foi ministrado pela equipe de professores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), referência na restauração de florestas tropicais no mundo.
Os projetos de restauração fazem parte dos programas de recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Recargas Hídricas e de Recuperação de Nascentes da Fundação Renova.
A capacitação teórica e prática dos técnicos contribui para caracterização ambiental das áreas que devem ser restauradas, definição das ações de recuperação, com enfoque na indução e manejo do potencial de regeneração natural dessas áreas, escolha das ações de preparo de solo e a implantação e manutenção de áreas restauradas.
Para o especialista do programa de Uso Sustentável da Terra (UST) Eduardo Hocayen, o curso é de grande importância para o processo de reparação. “Os técnicos são capacitados para realizarem o diagnóstico e a definição das melhores estratégias a serem utilizadas em cada área a ser restaurada”, diz.