Trabalho faz parte do plano de ações para o período chuvoso
Nos dias 8 e 9 de novembro, foram realizados simulados de evacuação de emergência com os moradores das comunidades de Mariana (MG) e Barra Longa (MG). O trabalho faz parte do plano de ações para o período chuvoso elaborado pela Fundação Renova e foi coordenado pela Defesa Civil.
O objetivo foi preparar a população, por meio de um exercício prático, sobre como agir em caso de emergência e avaliar os procedimentos e recursos previstos, a exemplo das sirenes no sistema de alerta. O simulado também permitiu a capacitação e o treinamento das equipes que atuarão em eventuais atendimentos de urgência.
Em Mariana, as atividades ocorreram nos distritos de Camargos, Ponte do Gama, Paracatu de Baixo, Paracatu de Cima, Pedras, Borba e Campinas, envolvendo 300 pessoas. Em Barra Longa, 500 pessoas participaram da ação na sede do município e nos distritos de Gesteira e Barretos. O tempo para evacuação e chegada dos moradores nos pontos de encontro variou entre 15 minutos e uma hora, prazo suficiente e adequado para que possam se manter seguros em uma situação real de emergência.