Localizado em Mariana (MG), local abriga bens de valor histórico, cultural e religioso das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão
No último dia 12 de novembro, a Reserva Técnica da Fundação Renova, localizada em Mariana (MG), voltou a funcionar de forma presencial. No local, as peças resgatadas após o rompimento da barragem de Fundão em Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo (Mariana) e Gesteira (Barra Longa) são mantidas em salas climatizadas. A expectativa é que, com a reabertura, 715 peças possam ser restauradas até o fim do processo, previsto para 2022.
As atividades presenciais haviam sido interrompidas em março, seguindo as recomendações da OMS e de autoridades sanitárias para a prevenção do novo coronavírus. Agora, as ações de restauração retomam com foco na execução dos projetos já aprovados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG). Por medida de segurança frente à pandemia, as visitas educativas do público à Reserva Técnica ainda não possuem data de retorno.
“A equipe que retornou ao espaço é composta por 6 profissionais que não fazem parte do grupo de risco e que passaram por um treinamento específico sobre a Covid-19. Será monitorada a temperatura de todos os colaboradores e respeitado o distanciamento mínimo de 1,5 m, com o uso obrigatório de luvas descartáveis e máscara. Para manter a segurança, a entrada de visitantes está proibida durante a epidemia”, afirma Danielle Lima, especialista do Programa de Preservação da Memória Histórica, Artística e Cultural da Fundação Renova.
Em funcionamento desde fevereiro de 2016, a Reserva Técnica conta com arqueólogos, historiadores, arquitetos e restauradores que identificam, catalogam, restauram e armazenam os bens de valor histórico e religioso. Os objetos incluem imagens de santos, peças sacras de igrejas, fragmentos de altar e estruturas arquitetônicas.
Após a etapa de restauração, o destino de cada peça será decidido pela Arquidiocese de Mariana e as comunidades de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e Gesteira.
Enquanto as visitas estão suspensas, você pode acessar a cartilha que traz todas as informações sobre o funcionamento da Reserva Técnica e mostra quais são os bens culturais de cada comunidade. Para mais informações ou em caso de dúvidas sobre o funcionamento do espaço neste período de pandemia, entre em contato pelo telefone 0800 031 2303.
Leia a cartilha sobre a Reserva Técnica:
https://drive.google.com/file/d/1A1wf9uWu96kSdcmQEUXW5p48FhxDX9zJ/view