Renova realiza pesquisa sobre atividades relacionadas à pesca nos territórios

Publicado em: 09/11/2020

Pescadores estão sendo contactados para levantamento de informações a respeito das atividades aquícolas e pesqueiras

A Fundação Renova, através do Programa de Retomada das Atividades Aquícolas e Pesqueiras, está trabalhando no mapeamento da cadeia produtiva de pesca nos municípios ao longo da bacia do rio Doce. Esse trabalho consiste em obter informações a respeito das atividades da pesca e aquicultura nas comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Minas Gerais. As informações coletadas proporcionarão ao programa maior conhecimento sobre as estruturas produtivas nos territórios e darão subsídios para a construção de ações futuras que atendam às necessidades dos pescadores.

“Precisamos conhecer a constituição e a dinâmica da cadeia da pesca, como ela funciona e quais são as estruturas de produção, beneficiamento, vendas e mercado consumidor. Outro aspecto importante é conhecer o desenvolvimento do ofício da pesca, comunidades envolvidas, técnicas e artes de pesca utilizadas e qual é a produção e venda. Tudo isso, para que possamos entender o que havia de estrutura produtiva antes da ruptura da barragem de Fundão, propondo ações e projetos que atendam à retomada produtiva da atividade da pesca e da aquicultura ao longo de toda a calha do rio Doce” disse Luciana Azevedo, da equipe do Programa de Retomada das Atividades Aquícolas e Pesqueiras.

Para isso, desde a segunda quinzena de outubro, representantes da Walm Engenharia, empresa que presta serviços à Fundação Renova, estão fazendo contato por telefone com instituições públicas, associações e colônias de pescadores nos territórios para fazer o levantamento inicial das informações.  Nesse primeiro momento, em decorrência do isolamento social, apenas as lideranças locais da pesca estão sendo consultadas e, posteriormente, após a viabilidade do trabalho em campo, a pesquisa será estendida para os demais atores envolvidos na atividade de pesca. O contato à distância está sendo adotado a fim de manter as medidas de segurança que visam garantir a integridade das comunidades e dos colaboradores frente ao cenário da Covid-19.

Após o mapeamento da cadeia produtiva, será elaborado um plano de ação, onde serão desenvolvidas ações e projetos para ajudar a superar as dificuldades em relação a retomada da pesca e desenvolver as potencialidades das comunidades atingidas.