A Fundação Renova fornecerá silagem aos proprietários rurais que apresentarem solicitação até o dia 31 de julho de 2020, por estarem encontrando dificuldades técnicas e operacionais em suas atividades produtivas à jusante da Usina Hidrelétrica Risoleta Neves (Candonga), na região da calha do Rio Doce até a foz.
A medida é temporária, excepcional, sem reconhecimento definitivo do direito e atende à decisão judicial da 12ª Vara Federal publicada em 10.07.2020, que prorrogou o prazo, em razão das dificuldades decorrentes da pandemia de COVID-19, para que os produtores rurais manifestem sua necessidade de recebimento da silagem.
As solicitações passarão por uma análise e terão direito ao fornecimento de silagem os produtores rurais:
- Que possuírem cadastro integrado na Fundação Renova;
- Cujas propriedades estiverem localizadas nas margens do rio Doce e ilhas, com exceção das cidades de Mariana, Barra Longa e Ponte Nova. As propriedades situadas nos municípios de Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce só poderão ser atendidas se estiverem localizadas à jusante de Candonga;
- Que possuírem atividade pecuária, especialmente os produtores que possuam animais para produção leiteira;
- Que permitirem o acesso, a qualquer tempo, para que a Fundação Renova possa fiscalizar ou vistoriar a propriedade rural, a fim de identificar eventual área atingida, comprovação da alegada produção agropecuária, aquisição da silagem e o uso exclusivo para os animais da propriedade;
- Que assinarem declaração atestando que são verdadeiras as informações prestadas.
O produtor rural que se enquadre nas situações acima deve fazer a solicitação de fornecimento de silagem até o dia 31 de julho de 2020, por meio dos Canais de Relacionamento da Fundação Renova. O pagamento do voucher para aquisição de silagem será realizado a partir de 5 de agosto de 2020, por meio de depósito bancário do valor correspondente na conta informada na declaração assinada.
Maria de Barcelos Silva dos Santos
Minha mãe tem 93 anos moro mari na área rural próximo do rio doce.
Sou uma dos vinte filhos de Maria com José que pescava neste Rio.
José e Maria por desgosto com a tragédia venderam o sítio. Hoje ele meus irmão revesamos os cuidado deles.
Apartir desta data entrarão em depressão etc…