Renova Informa: status dos estudos de saúde em Linhares

Publicado em: 29/10/2020

A Fundação Renova informa que protocolou no Comitê Interfederativo (CIF), no último dia 23 de setembro, o Relatório de Consolidação das Avaliações de Risco à Saúde Humana (ARSH), elaborado com base em pesquisas realizadas no município de Linhares (ES). O relatório apresentado indica que não há ocorrência de metais associados ao rompimento da barragem de Fundão que representem risco toxicológico à saúde humana nas áreas estudadas.

Para conclusão dos estudos será realizada uma avaliação detalhada das amostras em que foram identificadas excedências aos valores de referência avaliados. Em geral, os metais acima dos valores de referência foram encontrados em poucas amostras, em pontos isolados e sem correlação com o rompimento da barragem de Fundão. A conclusão dos estudos também está sujeita a avaliações técnicas dos órgãos públicos. Considerando as diretrizes do Ministério da Saúde e do CIF, adequada divulgação deve ser dada aos estudos tão logo concluídas as etapas de avaliações técnicas.

Este conteúdo foi útil para você?