A Fundação Renova reafirma que quaisquer danos à saúde da população que tenham relação com o rompimento da barragem de Fundão serão considerados e tratados no processo de reparação. Por esse motivo, a entidade recebeu com atenção o estudo realizado pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade em Barra Longa e, apesar de a pesquisa não afirmar que a presença de metais no organismo dos moradores é consequência do rompimento da barragem, a Fundação Renova entende que é seu compromisso aprofundar na questão por meio de novos estudos.
Uma das pesquisas que está em processo de contratação é a de análise de risco à saúde humana, que já estava prevista, baseada em metodologia do Ministério da Saúde. Esse estudo tem como objetivo identificar fatores de contato da população com compostos químicos decorrentes da barragem de Fundão e também estabelecer as implicações para a saúde humana. Os resultados desse levantamento devem ser conhecidos a partir do segundo semestre de 2018.
Além disso, um especialista em toxicologia está sendo contratado para elaborar protocolos específicos e apoiar os profissionais de saúde em Barra Longa. Sua atuação será fundamental para o aprimoramento técnico dos profissionais locais de saúde. A Fundação também segue monitorando a qualidade do ar no município e os resultados atuais estão dentro dos parâmetros exigidos pela legislação brasileira. Desde fevereiro de 2016, duas estações de monitoramento automático estão instaladas em Barra Longa. O monitoramento automático fornece 24 resultados por dia por parâmetro, totalizando 5.760 medições por mês. Em nenhum deles há dados que comprometam a saúde das pessoas das áreas de abrangência dos monitoramentos.
Fortalecimento do sistema de saúde local
Alinhada com o seu propósito de atuação, a Fundação Renova realiza um trabalho contínuo, junto ao poder público de Barra Longa, para fortalecer os serviços de saúde do município. As ações incluem a disponibilização de 20 profissionais da área de saúde e de uma ambulância para reforçar o atendimento de saúde pública local, com foco nos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão. A Fundação também oferece cursos de capacitação para equipes de saúde do município, adicionais às capacitações já oferecidas pelo sistema de saúde pública a estes profissionais.