Renova Esclarece: Barra Longa

Publicado em: 06/09/2018

Renova Esclarece

A Fundação Renova esclarece que Barra Longa (MG), município que teve sua área urbana diretamente impactada pelos rejeitos, teve a maior parte de sua infraestrutura limpa e reformada em ações que começaram imediatamente após o rompimento da barragem de Fundão, primeiro pela Samarco, depois assumidas pela entidade.

A Fundação destaca que, entre as intervenções já entregues em Barra Longa, estão a reconstrução de nove casas, a manutenção de 51 imóveis e as reformas de 121 residências e propriedades rurais, 26 comércios e uma escola e 116 quintais e lotes. Reconhece, no entanto, que existem impactos provenientes das obras em curso na cidade. Os desembolsos em Barra Longa, apenas pela Fundação Renova, chegam a cerca de R$ 32,5 milhões. Foram destinados R$ 7,7 milhões ao pagamento de 116 indenizações, alcançando 316 pessoas. No município, foram desembolsados R$ 6,7 milhões a 260 titulares ativos assistidos pelo programa de Auxílio Financeiro Emergencial.

Sobre as ações em saúde, a Fundação Renova informa que, apesar de não ter comprovação da relação entre o rompimento da barragem de Fundão e a presença de metais no organismo de quatro pessoas de Barra Longa, vai arcar com a viagem até São Paulo para a conclusão dos exames, assim como fez anteriormente. Após os resultados dessas consultas, o atendimento vai seguir o protocolo estabelecido pelo Estado de Minas Gerais, que visa garantir o acompanhamento e assistência dessas pessoas no âmbito do Sistema Único de Saúde, com apoio da Fundação Renova. A entidade esclarece que segue as diretrizes da Câmara Técnica de Saúde e das Secretarias municipais e estaduais e do Ministério da Saúde.

A Fundação ressalta ainda que disponibiliza 23 profissionais da área de saúde em Barra Longa e apoia a gestão pública dos municípios com ações que visam fortalecer as estruturas municipais existentes, tanto no atendimento clínico quanto na proteção social.

Este conteúdo foi útil para você?