Curso de Manejo Sanitário de Bovinos discutiu estratégias de melhorias da sanidade dos animais em áreas impactadas
Em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Fundação Renova promoveu, nos dias 19 e 20 de agosto, o curso de Manejo Sanitário de Bovinos, com o objetivo de capacitar produtores do gado leiteiro da comunidade de Mandioca, no distrito de Gesteira, em Barra Longa (MG). O curso fez parte das ações do Programa de Retomada das Atividades Agropecuárias, que tem como objetivo o desenvolvimento rural sustentável dos territórios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), e engloba outras iniciativas como o Renova Rebanho.
Alvito Cota, produtor rural da região, abriu as portas da sua propriedade para a realização do curso e gostou de trocar experiências com os demais participantes, por meio do compartilhamento de técnicas e estratégias que já utiliza em sua propriedade. “Gostei muito de ter recebido a turma aqui em minha propriedade e gostei do que vivenciei no curso. Na verdade, foi uma troca sadia de informações sobre como cuidamos da saúde do nosso gado. Eu preciso sempre me aprimorar e momentos assim nos ajudam a pensar em mais ideias para colocá-las em prática no dia a dia”.
Segundo a produtora Neuza Silva, a sanidade do rebanho é um dos aspectos mais importantes que precisam ser levados em conta na criação do animal. “Nós, que lidamos com isso todos os dias, sabemos que os cuidados com o gado devem ser prioridade. Estávamos com dificuldade de controlar uma doença que impacta diretamente na produção leiteira. Mas, depois de tudo que vimos e ouvimos nesses dois dias, conseguimos aprender o que fazer diante dessa situação e as formas de tratamento. Foi, de fato, muito produtivo para o trabalho que fazemos”.
Realidade compartilhada
Durante o curso, os produtores puderam tirar dúvidas, fazer perguntas e compartilhar conhecimentos sobre os principais temas relacionados ao assunto, como: controle de parasitas, formas de prevenção de doenças que atingem o rebanho leiteiro, opções de vacinação e higiene dos animais e das instalações.
“A parceria com a Fundação Renova é uma ferramenta importante de consolidação dos trabalhos do campo com os produtores rurais. Foi importante conversarmos sobre os cuidados na criação de gado leiteiro, pois é a principal fonte de renda de muitos que participaram do curso. Precisamos, também, ter consciência de que, com base no manejo preventivo, é possível promover a saúde do rebanho, antecipar possíveis problemas e produzir leite de alta qualidade”, explica Manoel Morais, instrutor da Emater que ministrou o curso.
Para Gabriel Kruschewsky, especialista da equipe de Uso Sustentável da Terra (UST) da Fundação Renova, novas turmas de capacitações gratuitas serão formadas em outros municípios mineiros nos próximos meses. “Já estamos trabalhando em um cronograma de execução dos cursos. Cidades como Mariana, Santa Cruz do Escalvado, Rio Doce e Ponte Nova também receberão a capacitação, visando alinhar a produção diária, já feita pelos produtores rurais, com técnicas de manejo produtivo. Acreditamos que os homens e as mulheres do campo são os protagonistas do processo de recuperação de suas propriedades rurais e na construção coletiva a partir da realidade vivenciada no dia a dia”.
Em parceria com a Fundação Renova, a Emater também realizou cursos gratuitos de Avicultura Familiar Caipira em seis cidades de Minas Gerais.