As estruturas estão em pontos próximos às adutoras construídas pela Fundação Renova
No mês de janeiro, foram instaladas réguas de aferição do nível dos rios Santa Maria e Pancas, em Colatina (ES). As estruturas estão localizadas em pontos próximos às adutoras e permitem acompanhar com mais precisão se o volume de água detectado é suficiente para que elas entrem em operação e abasteçam a população com a quantidade necessária.
O monitoramento é feito diariamente por operadores, que enviam os resultados para a base de comando em Colatina, contribuindo para o planejamento da operação das adutoras.
A cota mínima para que elas possam funcionar é de um metro para o Rio Pancas e meio metro para o Santa Maria. Caso os rios atinjam esse ponto crítico, o abastecimento passa a ser feito por caminhões-pipa até a recuperação do nível. Essa é mais uma ação do plano para período chuvoso gerido pela Fundação Renova.
RELEMBRE
As adutoras dos rios Pancas e Santa Maria foram construídas pela Fundação Renova como fontes alternativas de fornecimento de água para a população colatinense, caso haja impedimento de captação no Rio Doce.