Resplendor (MG) recebeu dois cursos, em parceria com a Emater
O município de Resplendor (MG) recebeu dois cursos de Horticultura Comunitária, que contaram com a participação de quinze famílias da região. A primeira turma foi realizada nos dias 19 e 20 de novembro, e a segunda, nos dias 21 e 22 do mesmo mês.
Promovidos pela Fundação Renova e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), cada curso contou com uma carga horária de 16h. O primeiro dia era voltado para uma abordagem teórica, enquanto o segundo foi dedicado a um módulo prático. Tema da capacitação, a horticultura abrange as técnicas de produção e aproveitamento das hortaliças, frutos, legumes, árvores, arbustos e flores.
A iniciativa faz parte das ações do Programa de Retomada das Atividades Agropecuárias, desenvolvido pela Fundação Renova, que tem entre seus objetivos implementar ações que contribuam com o desenvolvimento integrado das regiões impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão.
O especialista socioambiental da Fundação, Rodrigo Bruschi, fala sobre o papel dos produtores rurais nesse processo de recuperação. “A Renova acredita que os produtores são os protagonistas do processo de recuperação de suas propriedades rurais e na construção coletiva a partir da realidade. Ao aliar conhecimento técnico ao tradicionalmente utilizado pelas famílias rurais atingidas para o estabelecimento de estratégias que otimizem o uso dos recursos naturais, contribui para a reinclusão produtiva e econômica de seus estabelecimentos impactados”, destaca.
Mão na massa
O curso foi ministrado pelo engenheiro agrônomo e coordenador técnico estadual de Olericultura da Emater, Georgeton Silveira. Além de aprenderem sobre a horticultura propriamente dita, os participantes também foram instruídos sobre planejamento estratégico, tratos culturais, importância do preparo do solo, adubação e irrigação.
De acordo com Georgeton, a capacitação pode ser aplicada tanto no dia a dia, quanto na geração de renda das famílias. “O curso foi dividido em teoria e prática. Ensinamos como produzir hortas domésticas para a melhoria da alimentação das famílias dos participantes e até mesmo para a melhora financeira já que os produtos podem ser futuramente comercializados e ajudar na composição de renda”, explica.
Necessidade da região
Resplendor é o primeiro município da região do Baixo Rio Doce a receber os cursos em parceria com a Emater. O tema escolhido veio atender uma demanda local dos produtores da localidade.
A proposta é de que 70% das capacitações tenham como foco os produtores rurais atingidos e 30% sejam voltadas para o restante da população. As temáticas dos próximos cursos serão definidas a partir de reuniões de diálogo com as comunidades atingidas, que irão sinalizar os temas de maior interesse. A partir disso, os cursos serão solicitados junto à Emater.