Projeto vai apoiar a revitalização de bibliotecas públicas em municípios da bacia do rio Doce

Publicado em: 04/08/2021

Projeto de Incentivo à Leitura , Território Alto Rio Doce , Território Baixo Rio Doce , Território Calha do Rio Doce , Território Foz do Rio Doce , Território Médio Rio Doce , Território Mariana

Para incentivar a leitura, servidores de municípios de MG e do ES serão capacitados para criar planos de revitalização desses espaços

A Fundação Renova deu início ao Projeto de Incentivo à Leitura nos municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão (MG). A iniciativa tem como objetivo apoiar a modernização das bibliotecas públicas municipais a partir do estímulo à interação e à valorização do profissional que atua nesse espaço, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida da população local.  O projeto oferecerá  capacitação on-line para  servidores públicos ligados às bibliotecas públicas participantes.  A meta é apoiar uma biblioteca pública por cidade. Acesse a lista dos espaços e cidades participantes: Lista de Bibliotecas Participantes

Cada prefeitura poderá indicar de dois a quatro servidores ligados à biblioteca pública municipal, como bibliotecários, monitores, auxiliares, dentre outros profissionais, para participar dessa capacitação on-line, realizada entre agosto e novembro de 2021. A atividade irá   abordar conteúdos relacionados à gestão de bibliotecas e construir, junto com os participantes, o plano de revitalização para o espaço com a indicação de  ações para a modernização e dinamização da biblioteca como um local de conhecimento e transformação.

Esse processo de modernização parte de um cardápio de opções de itens para a biblioteca, nas categorias de acervo (aquisição de livros), mobiliário e equipamento, capacitação, infraestrutura e acessibilidade. Cada município participante terá até R$ 200 mil para montar seu plano de revitalização. Ao final desse processo, a Fundação Renova será a responsável pela  aquisição e entrega dos materiais.

Segundo Daniela Terra, analista de Educação, Cultura e Turismo da Fundação Renova, “o  projeto impactará os municípios que participarem das atividades em duas frentes: pela aquisição de itens importantes para o acervo e espaço físico das bibliotecas e pelo reforço da atuação dos profissionais que trabalham nesses espaços, pelo reconhecimento do seu papel como agente de transformação e elo fundamental entre as bibliotecas públicas e a comunidade local”, afirma.

Veja o cronograma do percurso participativo on-line:

1º Encontro on-line – 31 de agosto, às 14h
Liberação dos conteúdos dos módulos da Etapa 1 – A partir de 6 de setembro
Etapa 1: Alinhamento de conceitos relacionados à gestão de uma biblioteca pública
Módulo 1 – Gestão de biblioteca pública
Módulo 2 – O papel das bibliotecas no mundo contemporâneo

2º Encontro On-line –  21 de setembro, às 14h
Liberação dos conteúdos dos módulos da Etapa 2 – A partir de 22 de setembro
Etapa 2: Elaboração participativa do plano de revitalização das bibliotecas
Módulo 3 – Inclusão, acessibilidade e formação de leitores
Módulo 4 – Incentivo à leitura e ações culturais

3º Encontro On-line – 19 de outubro, às 14h
Liberação dos conteúdos dos módulos da Etapa 3 – A partir de 20 de outubro
Etapa 3: Ações de sustentabilidade das bibliotecas
Módulo 5 – Unidades de informação e sustentabilidade organizacional
Módulo 6 – Boas práticas para uma biblioteca sustentável

Finalização do percurso participativo – 11 de novembro

O projeto conta com a parceria da Sapion Nova Educação, empresa com experiência na condução de processos participativos, formações e projetos de impacto na área educacional. Além da participação das coordenadoras dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Este conteúdo foi útil para você?