Projeto selecionado pelo Edital Doce promove oficina on-line de construção de fantoches para crianças de Mariana, em Minas Gerais

Publicado em: 17/11/2021

Edital Doce , Território Mariana

Após a oficina, os alunos apresentaram um espetáculo on-line com os bonecos produzidos durante as aulas

Com o apoio do Edital Doce e da Prefeitura de Mariana, em Minas Gerais, o projeto Impulso Cultural, criado pelo marionetista Catin Nardi, promoveu uma oficina on-line gratuita de criação e construção de marionetes e fantoches feitos com materiais recicláveis. A ação contou com a participação de mais de 200 crianças do município mineiro, que receberam em casa os primeiros kits com o material. O projeto foi encerrado com o pocket show “Kids”, com os bonecos confeccionados pelos alunos. O resultado pode ser conferido no canal do Teatro Navegante de Catin Nardi, no YouTube.

“A procura para a oficina foi grande. Assim, acabaram participando mais pessoas espontaneamente. Já na oficina de manipulação, minha previsão era de 70 participantes e contamos com a presença de 160”, diz Catin Nardi. Além da oficina, foi realizada uma exposição virtual das obras do artista e das criações dos participantes, que pode ser conferida no Flickr da companhia.

Além de propiciar às famílias um momento lúdico com os filhos em plena pandemia, o Impulso Cultural despertou nas crianças o interesse pelos bonecos e a conscientização sobre os materiais recicláveis e a importância do consumo consciente.

Edital Doce

Criado pela Fundação Renova para fomentar e apoiar ações de cultura, turismo, esporte e lazer nas regiões atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Minas Gerais e no Espírito Santo, o Edital Doce teve, somente neste ano, cerca de 150 projetos iniciados. Até o momento, isso representou cerca de 500 postos de trabalhos e beneficiou, aproximadamente, 63 mil pessoas. No total, serão destinados R$ 13,5 milhões para os 228 projetos selecionados nos dois estados.

Este conteúdo foi útil para você?