A obra deve ser concluída até outubro deste ano, a tempo de aproveitar a cachoeira no próximo verão
Na sexta-feira, dia 22/02, foi aprovado o projeto de recuperação da cachoeira localizada no distrito de Camargos, em Mariana (MG). As intervenções — que serão executadas pela Fundação Renova — são uma medida de reparação aos impactos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em 2015.
A elaboração do projeto foi feita de forma coletiva, a partir de encontros com os moradores, que apresentaram fotos do local e falaram das suas expectativas para a recuperação da cachoeira. De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Distrito de Camargos, Adriano Márcio Dias, a comunidade espera ter de volta esse ponto de encontro e lazer.
“Estamos satisfeitos com o projeto apresentado e esperançosos pela recuperação da cachoeira. Ela é um bem de valor imensurável, faz parte da nossa cultura. Além da comunidade, outras pessoas vinham de fora para acampar e se refrescar nas águas da cachoeira”, diz.
Juliana Bedoya, líder das ações de Manejo de Rejeito da Fundação Renova, explica que a recuperação da cachoeira é parte das ações de reparação previstas no Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC). Ela destaca que a comunidade foi fundamental na construção desse projeto, levando sugestões que serão acatadas e incorporadas ao processo.
De acordo com ela, agora será iniciado o processo de contratação da empreiteira responsável pela execução da obra. A estimativa é de que a obra dure aproximadamente três meses e esteja concluída até outubro deste ano, para que a cachoeira possa ser utilizada pela comunidade no próximo verão.
Ações
Além da remoção do rejeito que atingiu o espelho d’água da cachoeira, outras melhorias serão implementadas no local, como a construção de uma área de camping, colocação de areia branca próximo ao poço, instalação de corrimão no caminho de acesso — para dar segurança ao público — e instalação de lixeiras e banheiro.
“Ao longo do processo, fomos entendendo que a cachoeira é uma referência cultural e que sua recuperação impactará positivamente no turismo. Temos eventos esportivos em Mariana que poderão incluir o distrito de Camargos no roteiro”, afirma Juliana Bedoya.
O vice-prefeito de Mariana, Newton Godoy, esteve presente na reunião em que a comunidade de Camargos aprovou o projeto e diz que está ansioso pelo início das obras. “Tenho a certeza de que será um trabalho importante, de valorização da comunidade, criando condições para que as pessoas que moram no distrito possam ter o seu sustento gerado em Camargos. E que as pessoas que vêm de fora tenham um bom lugar para ficar e se divertir e ajudem a desenvolver todo o potencial de turismo, artesanal, esporte e lazer de Camargos, que é muito forte e precisa ser aproveitado”, afirma.
Stela Mara Amaral
Comentário