Projeto Douradinho avança na região da bacia do Rio Doce

Publicado em: 22/06/2017

Educação Ambiental

Professores de diferentes municípios participam de capacitação para desenvolvimento de ações de educação ambiental nas escolas

O Projeto Douradinho no Doce chega a uma nova fase nas cidades de Governador Valadares, Ipatinga, Mariana, Rio Doce, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado, em Minas Gerais, e Colatina, no Espírito Santo. Professores dos sete municípios participam de capacitações para desenvolverem ações de educação ambiental nas escolas.

O objetivo das capacitações é sensibilizar e empoderar a comunidade escolar para aplicação do Projeto Douradinho e para o uso de suas ferramentas. É um momento dinâmico, com a facilitação de Eduardo Rocha e fotografia de Ricardo Abrahão, fundador do Instituto Pelo Bem do Planeta, organização que está realizando o Projeto Douradinho no Doce.

Os encontros têm carga horária de duas horas e contam com discussões em torno da preservação e recuperação de rios e matas ciliares, da execução das missões, além de debate sobre o livro “Amiga Lata, Amigo Rio”, de Thiago Cascabulho. Também são trabalhados processos de decisão em grupo, com atividades inspiradas na condição humana de pensar, sentir e agir em defesa dos rios e matas ciliares.

“Consideramos as educadoras como nossas guardiãs nas escolas. Elas que são responsáveis por aplicar as atividades propostas pelo Projeto Douradinho em sala de aula, incentivando alunos a participar. Estes momentos de formação são importantes para reforçar laços e tirar dúvidas”, diz Eduardo Rocha, facilitador das capacitações.

Professores são capacitados para desenvolverem o projeto de educação ambiental Douradinho no Doce. | Foto: Projeto Douradinho

HISTÓRICO DA PARCERIA

O trabalho vem sendo desenvolvido desde março na região e faz parte de uma parceria entre a Fundação Renova e o Instituto Pelo Bem do Planeta. “A parceria com a Fundação Renova está ajudando o Projeto Douradinho a crescer na região do Rio Doce, proporcionando a distribuição de 4 mil livros ‘Amiga Lata, Amigo Rio’ impressos e as formações de educadoras que estão acontecendo esta semana.” Ricardo Abrahão, Fundador do Instituto Pelo Bem do Planeta.

A iniciativa propõe um olhar de valorização da água, por meio da leitura e debate do livro, e da realização da gincana Play the Call, que incentiva as crianças a se tornarem mobilizadoras de ações ambientais. Para saber mais sobre as capacitações de professores, acesse cronograma e a programação no site do projeto.