Instituições receberam recursos para ações de revitalização ambiental, social, econômica e cultural na bacia do rio Doce
O projeto Dossiê Porto Plácido, realizado com o apoio e orientação do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), em parceria com a Fundação Renova, busca preservar e manter vivas a memória e a história do distrito de Porto Plácido, em Santa Cruz do Escalvado (MG). Com envolvimento da comunidade, foi criado um dossiê que reúne informações sobre temas como saúde, economia, educação, história e memórias de um lugar que teve sua origem em um antigo quilombo. Ao todo, 350 pessoas participaram do projeto que resultou na edição de mil livretos, com 100 histórias, músicas e fotos.
A iniciativa promoveu a cooperação comunitária para o levantamento e a preservação adequada de documentos históricos e memórias do território, de modo a democratizar o acesso por intermédio do dossiê.
Durante seis meses, foram trabalhadas as diferentes concepções de lugares de memória e perspectiva de memorialização em espaços físicos, paisagens e lembranças, incorporando a consciência e a memória coletiva. Pesquisas materiais e encontros comunitários possibilitaram a transformação de moradores em pesquisadores e sujeitos da história local.
Para Heloar Rodrigues e Mariella Rocha, responsáveis pelo projeto, “os encontros comunitários foram nossos lugares de memória. O tempo foi pouco para tantas lembranças, amizade, canção e felicidade. De agora para frente, adotaremos essa experiência como cotidiana na nossa comunidade”.
São muitas as personagens e as histórias visitadas, como a de Dona Eva, que trabalha desde a primeira infância e é descendente dos escravizados que viviam na região sob as condições mais adversas.
Além do documento escrito, o projeto propiciou momentos especiais entre avós, pais e filhos. As crianças se encantaram ao ouvir a importância dos mais velhos na formação do nosso lugar.
Formação de Lideranças Jovens
O programa de Formação de Lideranças Jovens apoia cinco instituições parceiras na execução de 55 projetos, em 41 municípios. O objetivo é mobilizar e engajar jovens de 15 a 29 anos no processo de reparação da bacia do rio Doce. Clique e conheça os projetos selecionados em Minas Gerais e no Espírito Santo.
Conheça outras ações apoiadas pelo programa de Formação de Lideranças Jovens neste link.