Projeto de Formação de Lideranças Jovens abre vagas em MG e ES

Publicado em: 04/10/2023

Educação Ambiental , Rio Doce , Bacia do Rio Doce

O objetivo da iniciativa é estimular a participação dos jovens em medidas de educação ambiental na região da Bacia do Rio Doce.

Estão abertas as inscrições para o Projeto de Formação de Lideranças Jovens. A ação, que contempla os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, visa a promover a participação juvenil no processo de preservação e restauração ambiental na bacia do Rio Doce, estimulando a atuação deles em dois eixos: consciência e educação socioambiental.

Podem se inscrever gratuitamente jovens entre 15 e 29 anos. Para isso, é preciso comprovar vínculo de moradia, trabalho ou estudo em um dos 41 municípios da bacia do rio Doce. Ao todo, serão disponibilizadas 800 vagas, divididas entre os estados, e os aprovados receberão auxílio participação de R$485,00 durante 13 meses, mediante presença nas atividades do projeto.

Objetivos do projeto

O curso vai ensinar, entre outras atividades, ações como elaboração e execução de projetos voltados para a educação ambiental, cultura ecológica e revitalização e restauração da fauna e flora da bacia do Rio Doce.

O educador Vinícius Tinte Mendonça, que participou do Projeto Formação de Lideranças Jovens no ano passado, fará parte do quadro de professores este ano e volta com uma bagagem cheia de experiências, visando o protagonismo da sua comunidade. “Quando participei do projeto, foi uma ótima oportunidade para realizar ações que vão além da lama. Fiz parte das Lideranças Jovens, porque me interessei em estar dentro de um projeto social que ajudasse a promover um pouco da devolução de dignidade para as pessoas da minha comunidade”, conta.

Vinícius foi um dos responsáveis por desenvolver o projeto “Vem com a Música”, que criou um grupo de canto em Bugre (MG) com os jovens da cidade. “Neste ano, eu volto para dar aulas no projeto e acredito que muita gente vai se identificar”.

Segundo o analista do Programa de Educação para Revitalização da Bacia do Rio Doce da Fundação Renova, Igor Moreira, a ideia é criar oportunidades, por meio de processos educativos, para promoção da participação juvenil. “O grande intuito do projeto é implantar medidas de educação ambiental. Um processo de sensibilização, mobilização, participação e, principalmente, engajamento e empoderamento dessas comunidades que estão envolvidas nesse processo de preservação e restauração ambiental. Uma nova forma de relação com a natureza e seus recursos”, explica.

O Projeto Formação de Lideranças Jovens é uma ação compensatória e faz parte do Programa de Educação para Revitalização da Bacia do Rio Doce, atendendo ao Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC).

Confira as etapas

As atividades presenciais e online estão organizadas em três etapas:

1º) Formação teórica e prática;
2º) Mentoria para a elaboração de projetos;
3º) Implementação de projetos.

Minas Gerais – Projeto Pulsar Jovem pelo Rio Doce
Instituição parceira: Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu (FGPA)

Inscrições: de 27/09/2023 até o dia 30/10/2023.
Locais: Alpercata, Barra Longa, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Bugre, Caratinga, Córrego Novo, Conselheiro Pena, Dionísio, Fernandes Tourinho, Galileia, Governador Valadares, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Marliéria, Mariana, Naque, Periquito, Pingo D’Água, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, Rio Doce, São Domingos do Prata, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Santana do Paraíso, Santa Cruz do Escalvado, Sem Peixe, Sobrália, Timóteo e Tumiritinga.
Site para inscrições: https://fgpa.org.br

Espírito Santo – Projeto Lideranças Jovens – Seja protagonista da sua história
Instituição parceira: Plan Soluções

Inscrições: de 27/09/2023 até o dia 23/10/2023.
Locais: Aimorés, Itueta e Resplendor, Baixo Guandu, Colatina, Marilândia, Linhares e Aracruz.
Site para inscrições: www.liderancasjovens.com.br

Este conteúdo foi útil para você?

Preciso da minha senha de usuário

Responder

Olá, Elias! Neste caso, pedimos que entre em contato com os Canais de Relacionamento da Fundação Renova pelo telefone 0800 031 2303 ou em nosso site, acessando o Fale Conosco: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/ e envie um documento de identificação. Dessa forma, vamos conseguir realizar uma atualização segura dos dados básicos de acesso a sua conta. Você também pode pedir a atualização no Centro de Informação e Atendimento (CIA) mais próximo da sua região.

Após a atualização, você pode consultar suas informações no Portal do Usuário, através do site: https://portal.erpsa.com.br/erprenova/Padrao/modulo-portal-do-usuario/#Login.

Responder