Fundação Renova

PRIMEIRAS MUDAS FRUTÍFERAS NOS QUINTAIS DO NOVO BENTO RODRIGUES 

Publicado em: 06/03/2023

Reassentamentos , Território Mariana

Famílias estão envolvidas com o plantio em suas novas casas 

Restituir os modos de vida das famílias do novo distrito de Bento Rodrigues também compreende recuperar a colheita da horta no quintal e a fruta extraída diretamente do pé. Assim, marcando mais um passo para a entrega das casas, os futuros moradores, com apoio da Fundação Renova, iniciaram o plantio de mudas frutíferas nos quintais dos seus novos lares. A ação faz parte de uma iniciativa mais ampla, destinada à retomada produtiva e econômica na comunidade, e foi criada para restituir benfeitorias que existiam nas moradias de origem, sejam elas reprodutivas, como hortas e pomares, e também não reprodutivas, como a confecção de galinheiros, baias e currais.  

Como premissa do processo participativo de reassentamento, a comunidade opinou e deliberou sobre o plano e cada família pode optar pelo recebimento em verba ou pela execução por parte da Renova. Algumas casas já estão sendo contempladas com o plantio. 

Quem escolheu pela execução sob responsabilidade da Fundação foi convidado a participar do processo de definição e recebeu um livro que contém detalhes do projeto das benfeitorias e a lista de materiais que serão utilizados em cada casa para aprovação. Antes de seguirem em frente, cada família recebe esse material personalizado. 

Esse envolvimento da comunidade se fez presente em cada etapa, como conta Rosiellen Franca, analista de sustentabilidade ambiental e produtiva da Fundação Renova: “As mudas frutíferas plantadas foram todas escolhidas pelas famílias. No desenvolvimento do projeto, as famílias optam pelas quantidades, pelas espécies e pelas variedades que gostariam de cultivar e de se alimentar após a mudança para o novo distrito”. 

Até a mudança das famílias para suas casas, a Renova ficará responsável pela manutenção das mudas, fazendo as regas, roçadas, adubações e coroamento do que foi plantado. Além das mudas frutíferas, o plano prevê a implantação dos canteiros em alvenaria e o preparo da terra para o recebimento de hortaliças também. Será entregue um kit de sementes, para que as próprias famílias possam compor suas hortas. 

Este conteúdo foi útil para você?

Deixe seu comentário