Primeira edição do O Futuro do Rio Doce leva cinema à comunidades de Minas Gerais

Publicado em: 20/03/2020

Cultura e Educação

Inscrições para a próxima edição do O Futuro do Rio Doce terminam hoje (20)

Jovens de seis comunidades da região do Médio Rio Doce, em Minas Gerais, assistiram a mostras de cinema do Cultura Móvel, um dos projetos participantes da primeira edição do O Futuro do Rio Doce Somos Nós, iniciativa da Fundação Renova em parceria com o Instituto Elos. As inscrições para a segunda edição do projeto terminam hoje (20) e podem ser realizadas no site do Instituto Elos.

A mostra de cinema aconteceu nas comunidades de Tumiritinga, Galileia, Ilha Brava, Baguari, Naque e Pedra Corrida. O objetivo foi apresentar o projeto aos jovens, tirar dúvidas e mobilizá-los para a inscrição.

O facilitador do Instituto Elos, Rômulo Delgado, contou que, em abril, haverá uma segunda rodada de seleção online com os jovens. Para ele, a participação do Cultura Móvel foi importante para que os jovens entendessem o funcionamento de um projeto social. “A proposta deles é levar cultura para lugares que não têm tanta opção. Nada melhor do que juntar essa iniciativa tão bonita com a etapa de mobilização da juventude”.

O morador de Naque, Vinicius Sousa Moreira, de 21 anos, contou que se surpreendeu com o que foi apresentado. “Eu esperava que fosse só mais um projeto, mas a mostra de cinema demonstrou o quanto o Instituto Elos tem interesse em investir em nós, jovens da bacia do rio Doce”.

Vinicius garante que vai se inscrever e já tem até um projeto em mente: “sempre quis levar visibilidade para as minorias de alguma forma, para que elas não se sintam excluídas da sociedade. Vou investir nisso”, conta.

O Futuro do Rio Doce

O projeto faz parte de iniciativas da Fundação Renova para o desenvolvimento de jovens talentos na bacia do rio Doce para capacitar, mobilizar e apoiar o desenvolvimento de iniciativas sociais, culturais e ambientais nos municípios impactados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG).

Com duração de 18 meses de formação vivencial em ativismo e empreendedorismo social, o projeto irá selecionar jovens de 18 a 29 anos que morem em algum município impactado da bacia do rio Doce.

Primeira edição

A primeira edição contou com 90 jovens e mais de 22 projetos implementados. Durante o programa, a juventude mobilizou mais de 4 mil pessoas na bacia do rio Doce. Mais de 68% de participantes acreditam que irão contribuir para a regeneração dessa região.