Prainha do Jaó, em Tumiritinga, recebe melhorias de infraestrutura

Publicado em: 25/01/2018

Carnajaó terá atrações musicais e nova infraestrutura para os foliões

A tradicional folia na Prainha do Jaó, em Tumiritinga (MG), um dos destinos mais procurados do Vale do Rio Doce durante o carnaval, está com cenário repaginado. Para garantir uma festa mais estruturada e segura, foram realizadas intervenções de revitalização no local. A obra, iniciada em novembro de 2017 pela Fundação Renova em parceria com a prefeitura, contemplou melhorias na infraestrutura, como palco, camarins, acessos, banheiros e instalação de lixeiras para coleta seletiva.

Para reforçar o tradicional carnaval na Prainha do Jaó, a Fundação Renova realizou melhorias de infraestrutura no palco, acessos, banheiros, além da instalação de lixeiras e reforma do calçadão. | Foto: Tércio Koehler

Atrações locais e regionais também estão garantidas para o Carnajaó, segundo a prefeitura. Os cantores Erick Monteiro e Dani Morais já estão confirmados, assim como a apresentação do Expresso Tumiritinga e de DJ’s da região. De acordo com o prefeito da cidade, José Paulo Bretas Cabral, a expectativa é de atrair cerca de 3 mil pessoas diariamente de outras cidades da região para o carnaval, entre os dias 9 e 13 de fevereiro.

“O carnaval em Tumiritinga é tradicional, um anseio da nossa população. Com muito esforço e com a parceria da Fundação Renova vamos promover mais uma edição do Carnajaó. Tenho certeza de que vamos ter um excelente carnaval e receber visitantes de diversas localidades da região”, destaca.

O líder de Infraestrutura da Fundação Renova, Alessandro Jerônimo, explica que as ações desenvolvidas contribuíram para deixar a prainha ainda mais organizada para os moradores e visitantes. “Reformamos o palco, o camarim e os banheiros do local. A instalação de lixeiras para coleta seletiva vai possibilitar que o lixo tenha destinação correta e o local fique mais limpo. Também melhoramos o calçadão, que fica na beira do rio”.

Ainda segundo Alessandro, essas intervenções fazem parte da primeira etapa de melhorias na prainha. Neste ano, será realizada uma segunda fase de melhorias: a previsão é de que seis quiosques com pias, duchas, churrasqueiras, mesas e cadeiras sejam instalados na Prainha do Jaó. Ao todo, devem ser investidos cerca de R$ 1,3 milhão nas obras de infraestrutura na Prainha do Jaó.

Economia local

Com a expectativa de atrair turistas, o Carnajaó deve movimentar a economia na cidade, localizada a 66 km de Governador Valadares. Os comerciantes de Tumiritinga enxergam no carnaval a possibilidade de ter um aquecimento da economia local. É o caso de Eliane Gomes Martins, proprietária de uma padaria nas proximidades da Prainha do Jaó.

“O carnaval passou os últimos dois anos ofuscado em decorrência do rompimento da barragem de Fundão. Agora, a gente espera que esse cenário mude. Essa é, sem dúvida, a melhor época do ano para o comércio da cidade, já que muitas pessoas vêm para Tumiritinga. Neste ano, estamos apostando que teremos um grande carnaval”, afirma a empresária.

Confira a programação:

Dia 09/02 (sexta)