Povos indígenas de Aracruz (ES) recebem pagamento de indenização

Publicado em: 17/02/2022

Indenização , Território Foz do Rio Doce

A Fundação Renova concluiu, em janeiro, o pagamento dos acordos de indenização para mais de 1.600 famílias e 8 associações.

Iniciado no último mês de novembro, a Fundação Renova concluiu, em janeiro, o pagamento dos acordos homologados pela 12ª Vara Federal, totalizando cerca de R$390 milhões. Construídos a partir de mais de 40 reuniões e diálogos com os indígenas de três territórios durante um ano, os acordos contemplam famílias da comunidade indígena Tupiniquim-Guarani, das Terras Indígenas Caieiras Velhas II e Tupiniquim, além da Terra Indígena de Comboios.

Os casos de atendimento para indenização de indígenas são fruto de um Termo de Acordo Geral – Indenização por Danos Econômicos e Processo de Reparação Integral, vinculado aos compromissos definidos nos Programas de Reparação. Assinaram o termo, além da Fundação Renova, as lideranças indígenas, associações indígenas, Ministério Público Federal (MPF), Defensorias Públicas da União (DPU) e do Estado do Espírito Santo (DPES).

Após a finalização dos Estudos de Impacto nas Terras Indígenas de Aracruz, foram iniciadas reuniões com os povos indígenas e instituições de Justiça (MPF, DPES, DPU) e definiu-se uma proposta específica e definitiva de indenização.

Os valores pagos para cada família são referentes a três danos: artesão informal, agricultor informal e pescador informal, seguindo os parâmetros de valoração do Sistema Indenizatório Simplificado. As associações indígenas que representam os aldeados e têm trabalhado no processo de reparação também foram indenizadas.

Este conteúdo foi útil para você?

Meu nome e gilcimara calima de souza eu nao resebi nada ainda so tupynykyn

Responder

Olá, Gilcimara. Todas as informações e o esclarecimento de dúvidas sobre compensação financeira são fornecidas por meio dos nossos Canais de Relacionamento, uma vez que prezamos pela confidencialidade das informações dos atingidos, que são sigilosas e não podem ser informadas em redes sociais públicas.

Entre em contato pelo telefone 0800 031 2303, ou no Fale Conosco, em nosso site: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.

Responder

Meu nome é onoildo clemente Carvalho.Eusou descendente de índio aqui de Aracruz!
    A minha avó e minha mãe era indias;sendo assim eu tenho direito de receber? Mim tira essa dúvida por favor.

Responder

Olá, Onoildo. Todas as informações e o esclarecimento de dúvidas sobre compensação financeira são fornecidas por meio dos nossos Canais de Relacionamento, uma vez que prezamos pela confidencialidade das informações dos atingidos, que são sigilosas e não podem ser informadas em redes sociais públicas.

Além disso, você pode acompanhar o andamento do seu processo de cadastro em nosso sistema também pelo Portal do Usuário.
    Para obter acesso ou recuperar a senha, acesse o site e cadastre-se: https://portal.erpsa.com.br/erprenova/Padrao/modulo-portal-do-usuario/#Login.

Caso não consiga se cadastrar ou recuperar a sua senha, entre em contato com o 0800 031 2303 ou dirija-se a um Centro de Informação e Atendimento da Fundação Renova.