Povoação (ES) se prepara para receber até 10 mil turistas no Festival Gastronômico na Foz do Rio Doce

Publicado em: 05/09/2019

Cultura e Lazer , Foz do Rio Doce

Tradicional Festa da Manjuba retorna em novo formato com três dias de atividades e concurso de pratos

A Festa da Manjuba está de volta à Povoação, em Linhares (ES), e em um novo formato. Mantendo o mesmo espírito e identidade cultural da antiga celebração, foi criado o Festival Gastronômico de Povoação, que acontece entre 7 e 8 de setembro na área de eventos da vila. O evento reunirá atrações culturais como histórias de pescadores e grupos musicais, além de amostras da cozinha da região e um concurso de pratos.

A tradicional festa acontecia todos os anos na vila até o rompimento da barragem de Fundão, em 2015. Com a proibição da pesca e consumo de Manjubas, o evento entrou em um hiato, mas agora retorna com força total em um novo formato. A organização é da Associação de Pescadores e Assemelhados de Povoação (APAP), com o apoio da Prefeitura de Linhares e a parceria da Fundação Renova.

“O evento contribui para mantermos vivas as nossas tradições. Neste ano, vamos mostrar ao turista as alternativas que a comunidade tem sem o pescado. A comunidade se juntou e estamos preparados para receber os turistas”, conta Andrea Ferreira, uma das organizadoras.

A expectativa é de que entre 5 mil e 10 mil turistas visitem povoação nos três dias de festa. A representante do Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova, Rafaela Cavalcanti, ressalta a importância da comemoração para o vilarejo e cidades próximas. “A parceria é fundamental para o fomento à cultura e a retomada da atividade turística na região da foz do rio Doce. Ao fortalecer a tradição local, contribui-se para a geração de renda e de oportunidades para a comunidade”, argumenta.

Confira a programação completa:

Sexta-feira — 06/09

17h – Inauguração da Associação de Pescadores de Povoação

17h30 – Homenagem aos pescadores e abertura da exposição fotográfica

18h – Apresentação do Congo de Povoação

19h – Abertura Oficial do Espaço de Gastronomia de Povoação

20h – ALLAN BERTOL

22h – FORRÓ FOGO NA COISA

00h – ELIAS FILHO

Sábado — 07/09

11h – Abertura do Espaço de Gastronomia de Povoação e concurso de pratos

12h – Histórias e causos dos pescadores. Histórias vivenciadas pelos pescadores e o início da Festa da Manjuba

13h30 – CIPÓ CRAVO

16h – PRETO PIRES

20h – Concurso de pratos

20h30 – ROCHA O NÓ

22h – ROBERTO NOGUEIRA

00h – KORINGUINHA DO FORRÓ

Domingo — 08/09

11h – Abertura do Espaço de Gastronomia de Povoação e Concurso de pratos – seleção final

13h – SAMBA MAIS

15h30 – Premiação do Concurso de Pratos

16h30 – MAGRÃO ACÚSTICO

19h – BANDA MONTE VIDEL (RELIGIOSA)

21h30 – ELCIO PLAYNEJO

00h – Encerramento do evento

Durante toda a programação contaremos com um touro mecânico, espaço kids e muita diversão!

* Programação sujeita a alteração

Veja os pratos participantes:

Este conteúdo foi útil para você?