Melhorias da característica da terra e fortalecimento vegetal estão entre as iniciativas
Dando continuidade ao plano de trabalho com foco na retomada das atividades agropecuárias das regiões impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, foi feito um levantamento completo de todos os produtores rurais com áreas irrigadas pelos rios Gualaxo, Carmo e Doce. O estudo traz os impactos gerados pela passagem da pluma de turbidez nas propriedades, sejam perdas de produção ou estragos em terrenos e equipamentos.
O levantamento atende à cláusula 180 do Termo de Transação de Ajustamento de Conduta (TTAC) e está alocado no programa de Investigação da Qualidade da Água, que monitora a qualidade dos rios no trecho afetado. Foram consideradas as propriedades localizadas a até um quilômetro de cada margem. A próxima fase dará início à execução das medidas reparatórias e compensatórias dos danos causados.
Entre as ações de reparação propostas estão a melhoria das características da terra e o fortalecimento da cobertura vegetal para evitar erosão. Também poderá haver compensação financeira pelo período sem produção, perfuração de poços artesianos, reparação dos sistemas de irrigação e acompanhamento técnico por engenheiros agrônomos por até dois anos. Todo o trabalho será apresentado ao Comitê Interfederativo para aprovação.