Conheça as orientações de segurança e prevenção dos danos provocados pela chuva para quem reside em lugares de risco
Nesta época de chuvas fortes, os cuidados para prevenir deslizamentos e enchentes precisam ser redobrados. Quem mora em terrenos próximos a encostas deve acompanhar o aparecimento de trincas nas casas ou estufamento e inclinação de muros; águas mais sujas e barrentas do que o habitual, descendo a encosta; e blocos ou lascas de rochas soltas ou instáveis.
Essas são algumas das orientações disponíveis na cartilha do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) da Defesa Civil, feita em parceria com a Fundação Renova. Outras recomendações incluem não construir nas margens, sobre o leito de rios e córregos; não jogar lixo ou entulho nas encostas, em lotes vagos, bueiros ou ruas; e evitar construir fossas próximas a barrancos e taludes.
Além de preservar a segurança das famílias, essas ações também evitam danos patrimoniais e ambientais. O PMRR orienta os municípios na execução de ações estruturais e não estruturais para a prevenção de riscos geológicos e hidrológicos. Ao observar algum risco perto de casa, comunique à Defesa Civil, pelo 199, ou à Guarda Municipal, pelo 153. Acesse a cartilha para saber mais:
Melhorias para os municípios mineiros
Foram repassados R$ 4,5 milhões para Mariana, e os municípios de Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado receberam R$ 1,5 milhão cada um. Os recursos serão destinados à Defesa Civil dos municípios, para que aprimore as estruturas e/ou atendimento à população, por meio de construção e/ou reforma da sede do órgão e compra de itens como viaturas e drones. O repasse segue acordo homologado na 12ª Vara Federal, que disponibilizará o valor às cidades.
Além dos recursos, seguem em andamento, ações como preparação das comunidades (NUPDEC), trabalhos com as escolas, melhorias no sistema de comunicação, treinamentos e capacitações dos agentes da Defesa Civil e mapeamento das áreas de risco geológico/geotécnico e hidrológico.
Allyne Leite Salviano
Foi muito