Oficinas ajudam a diagnosticar oportunidades para o turismo em municípios atingidos no Espírito Santo

Publicado em: 13/11/2018

Turismo e lazer

Encontros aconteceram entre 5 e 8 de novembro em diferentes locais do estado

Para ajudar a retomar e fortalecer a atividade turística, fonte geradora de emprego e renda no litoral capixaba, a Fundação Renova está realizando o Diagnóstico de Lazer, Cultura, Esporte e Turismo nos municípios de Serra, Fundão, Aracruz, Linhares, São Mateus e Conceição da Barra, no Espírito Santo.

Como parte das ações para a elaboração do diagnóstico de cada local, foram realizadas as Oficinas de Oferta e Demanda Turística com as comunidades, em setembro deste ano. Agora, entre os dias 5 e 8 de novembro, foi a vez dos representantes do trade turístico e do poder público, gestores dos principais empreendimentos e organizações locais ligadas às áreas de lazer, cultura, esporte e turismo.

As oficinas reuniram representantes de empresas e organizações turísticas, poder público e gestores locais para identificar oportunidades em seis municípios capixabas. | Foto: divulgação

Nos encontros, foi possível discutir as potencialidades e oportunidades, avaliando como cada um desses agentes pode ajudar a desenvolver o turismo local. Também foram apresentados os resultados de uma pesquisa de campo realizada pela consultoria contratada pela Fundação Renova e apresentado o perfil da demanda turística de cada região.

“A participação dos envolvidos com o fluxo turístico nos municípios de uma forma geral, tanto do poder público como dos empreendimentos privados, permite discutirmos e validarmos o nosso Diagnóstico de Oferta e Demanda Turística”, afirmou a turismóloga Gleice Regina Guerra, que conduziu as oficinas. Os próximos passos são a consolidação das informações coletadas em campo e nas oficinas para elaboração do Diagnóstico, que apresentará as diretrizes para mitigação, compensação e reparação dos impactos nesses segmentos em cada município — promovendo um desenvolvimento sustentável no longo prazo, com condições de levar mais renda e trabalho para o território.

O documento também será validado pelos participantes, que gostaram da chance de contribuir para o desenvolvimento de um plano para as cidades. “Linhares é uma cidade riquíssima, com um potencial turístico imenso e que nunca foi desenvolvido e levado em pauta. Foi uma oportunidade de discussão muito rica proporcionada pela Renova”, destacou Maria Aparecida Paes Leme, que esteve na oficina de Linhares.

Esta iniciativa já havia sido realizada nos 39 municípios identificados oficialmente como impactados em 2016. Com a inclusão das novas localidades do Espírito Santo, em 2017, o Programa iniciou a coleta de informações nessas regiões também. O Diagnóstico vai nortear as ações do Programa de apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer.

**A reunião de Serra, prevista para o dia 09/11, foi cancelada devido às fortes chuvas no ES.