O que aprendemos com o príncipe herdeiro do Japão no 8º Fórum Mundial da Água

Publicado em: 20/03/2018

Fórum Mundial da Água

O príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, foi um dos integrantes da mesa “Água e Desastres Naturais”, que ocorreu nesta segunda-feira (19) na programação do 8º Fórum Mundial da Água, cuja programação se estende até 23 de março em Brasília. A seu lado, estavam na sessão outros líderes globais, como o ministro dos Recursos Naturais de Mianmar, Ohn Winn, e o representante da Organização das Nações Unidas (ONU) Han Seun-soo.

Foram abordados temas como riscos de desastres naturais decorrentes de mudanças climáticas e a importância da distribuição igualitária da água para o bem-estar e o equilíbrio da sociedade. Naruhito destacou a evolução de casos históricos de degradação do meio ambiente no Japão e relembrou a grande presença de imigrantes japoneses presentes no Brasil – ressaltando como eles sempre dependeram de terras férteis para o exercício da agricultura.

“Rios como o Amazonas têm papel fundamental para o crescimento e desenvolvimento do país e para manter o equilíbrio do clima e a biodiversidade da terra”, disse. “A água é um dos elementos indispensáveis para o desenvolvimento da vida”, completou. Ele lembrou de um caso exemplar de distribuição de água igualitária que ocorreu na região montanhosa de Akadake e Gongendake, localizada entre as cidades de Nagano e Yamanashi, no centro do Japão.

Trata-se de uma cadeia de montanhas íngremes com uma importante nascente de água, que brota perto da formação vulcânica Yatsugatake. Por muitos anos, a região passou por uma escassez severa. Em 1725, houve uma mudança na distribuição de água depois de diversas reuniões entre os moradores locais. Foi usada uma estrutura de pedra para canalizar a água por três comunidades diferentes, de maneira equitativa, “uma medida fundamental para manter as atividades agrícolas da área”, de acordo com a opinião de Naruhito, que ressaltou também que havia um rodízio entre a população local a fim de fiscalizar a divisão de água.

Esse caso ilustra, de acordo com a opinião da autoridade japonesa, o principal tema do Fórum da Água deste ano: o compartilhamento de água. “O comprometimento e o compartilhamento são os primeiros passos para atingir a paz e o equilíbrio social”, disse o palestrante.

O príncipe também demonstrou preocupação com a situação atual do planeta: “O equilíbrio está sobre um grave risco por causa do aquecimento global e as mudanças climáticas. O impacto pode ser sentido pelas chuvas fortes, enchentes e secas. Há uma tendência de chuvas extremas na Alemanha, EUA e Japão, que está crescendo nas últimas décadas”.

Naruhito, príncipe herdeiro do Japão, no 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília (DF) | Foto: Divulgação.

O 8º Fórum Mundial da Água, que ocorre de 18 a 23 de março no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, tem como tema central o compartilhamento da água. A Fundação Renova participa ativamente do evento compondo mesas em discussões como gestão e restauração de ecossistemas aquáticos, recuperação de bacias hidrográficas e soluções sustentáveis para restaurar ecossistemas terrestres e fluviais.

Acompanhe nossa cobertura na página do evento

Este conteúdo foi útil para você?