Novo sistema indenizatório em Baixo Guandu

Publicado em: 31/07/2020

A Fundação Renova disponibiliza novo sistema indenizatório, que foi instituído pelo Poder Judiciário como uma alternativa para indenização, integral e definitiva, dos danos diretamente ocasionados pelo rompimento da barragem de Fundão aos atingidos do município de Baixo Guandu (ES). A nova plataforma vai estar disponível no site da Fundação (www.fundacaorenova.org) a partir deste sábado, dia 1º de agosto.

A nova plataforma foi criada a partir da decisão proferida pela 12ª Vara Federal Cível e Agrária da Seção Judiciária de Minas Gerais para ação movida pela Comissão de Atingidos de Baixo Guandu para a resolução do Eixo Prioritário 7 – Cadastro e Indenização.

A Fundação Renova ressalta que o sistema é mais uma opção para os atingidos(as). A indenização também pode ser pleiteada por meio do Programa de Indenização Mediada (PIM) atualmente em vigor, seguindo os critérios de elegibilidade e parâmetros indenizatórios aplicados pela Fundação Renova, ou por ajuizamento de ação individual.

O período definido para que o atingido opte ou não pela nova plataforma online vai de 1º de agosto de 2020 a 31 de outubro de 2020.

A nova plataforma online para indenizações será destinada exclusivamente para uso dos advogados constituídos pelos atingidos, que deverão preencher os requisitos exigidos em cada etapa do processo, como a apresentação de documentos. Depois de inseridos na plataforma online, os documentos passarão por avaliação da Fundação Renova, de modo que a sua submissão na plataforma não representa validação automática. Após o cumprimento de todas as etapas e o aceite da proposta, o termo de acordo individual será encaminhado ao Juízo para homologação e posterior pagamento.

Desde outubro de 2019, a Fundação Renova vem participando, juntamente com suas mantenedoras Samarco, Vale e BHP, de audiências na 12ª Vara Federal, em Belo Horizonte, para definir ações prioritárias dentro do processo de reparação do rio Doce. Por decisão judicial, foram estabelecidos 12 eixos prioritários, nos quais a Fundação Renova já atua e que, agora, seguem em andamento sob a supervisão da Justiça.

A Fundação Renova entende que as negociações estão em linha com o propósito de atender de forma justa, plena e satisfatória aos anseios da sociedade e solucionar as ações relativas ao rompimento da barragem de Fundão.

Até junho de 2020, foram destinados R$ 9 bilhões para as ações integradas de reparação e compensação. Cerca de R$ 2,54 bilhões foram pagos em indenizações e auxílios financeiros emergenciais para cerca de 321 mil pessoas.

Clique aqui e acesse a plataforma.

Acesse as perguntas e respostas a respeito do novo sistema indenizatório em Baixo Guandu.

Clique aqui e tenha acesso a tabela de matriz de danos do sistema indenizatório simplificado.

Este conteúdo foi útil para você?

2 comentários

Sou moradora de baixo guandu, na época estava em tratamento em Minas Gerais e não tive como dar entrada no processo de indenização. Gostaria de saber se ainda tenho direito a indenização? Tenho 65anos e não tive quem fisesse pra mim. Responda por favor,ok?

Responder

Olá, Adamir. Conforme decisão de 30 de outubro de 2021, a 12ª Vara de Justiça Federal determinou que as solicitações/manifestações de cadastros fossem admitidas pela Fundação Renova até 31 de dezembro de 2021, findo o qual considera-se definitivamente encerrada essa fase preliminar.
    As manifestações serão atendidas por ordem de registro até dezembro de 2023.
    Para mais informações, recomendamos que entre em contato com um dos nossos Canais de Relacionamento.
    Fale pelo telefone 0800 031 2303 ou em nosso site, acessando o Fale Conosco: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.

Responder