Iniciativa beneficiará famílias agricultoras e fortalecerá a produção agroecológica na região.
A comunidade do assentamento Oziel Alves Pereira, em Governador Valadares, agora conta com uma nova agroindústria da região, um marco significativo na revitalização da bacia do rio Doce. A iniciativa impulsiona o cultivo agroecológico de espécies frutícolas, gerando renda para centenas de famílias agricultoras locais e reforçando o desenvolvimento sustentável no médio Rio Doce.
Sob a gestão da Cooperativa Camponesa Central de Minas Gerais (Concentra), a agroindústria de despolpa de frutas processará até 400 quilos de alimentos por hora, com duas linhas de montagem: uma para produtos minimamente processados e outra para polpas de frutas. Os produtos serão comercializados para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), empresas, supermercados e outros consumidores em Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.
Suporte às famílias
A agroindústria em Governador Valadares integra o Projeto Agroecológico de Implementação da Cadeia Produtiva da Fruticultura, que beneficia 156 famílias nos municípios de Tumiritinga e Periquito, residentes em áreas de assentamentos de reforma agrária.
Além de agregar valor à produção agrícola local, o projeto oferece suporte abrangente às famílias de assentados, incluindo assistência financeira e técnica para o desenvolvimento de pomares, com o plantio de mais de 12 mil mudas.
As ações ainda incluem cursos de capacitação, troca de experiências e organização da comercialização e logística dos produtos. Através da capacitação, do cooperativismo e do fortalecimento comunitário, o projeto visa impulsionar uma agricultura mais sustentável e o empoderamento econômico das famílias envolvidas.