A estrutura é responsável por tratar a água captada de um poço artesiano local
Os moradores de Regência, distrito de Linhares (ES), contam, desde o dia 26 de janeiro, com uma Estação de Tratamento de Água (ETA) móvel. A estrutura é responsável por tratar a água captada de um poço artesiano local, que é levada para o reservatório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAEE). A ETA começou a operar após os testes de qualidade da água conduzidos pela Fundação Renova serem reconhecidos pelo SAAE e pela Prefeitura de Linhares e apresentados para a população.
Por dia, são mais de 475 mil litros de água tratada, das 7h às 19h, quantidade suficiente para abastecer toda a comunidade. Ainda assim, em dias de maior consumo, é disponibilizado um caminhão-pipa que, durante a noite, transporta mais 70 mil litros para complementar o abastecimento.
A ETA móvel será utilizada até março, no fim do período chuvoso. Após essa data, o fornecimento volta a ser feito por caminhões-pipa. A solução definitiva virá com a reforma completa da estação de tratamento de Regência, prevista para terminar até julho deste ano.