Ao todo, serão sete encontros semanais, com 30 participantes
Um projeto piloto para ensinar a criar hortas verticais em casa está sendo realizado com as famílias referenciadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Mariana (MG), incluindo as que vieram das áreas impactadas.
A ação, que teve início no dia 13 de fevereiro, é promovida pelo CRAS do município e tem como finalidade o apoio psicossocial às famílias assistidas pela unidade pública. O projeto será realizado em sete encontros semanais, com 30 participantes, divididos em três turmas, que estão aprendendo como cultivar hortaliças em garrafas de plástico.
Além de atender a uma demanda da população local pelo cultivo de hortas verticais, é uma oportunidade de oferecer às comunidades o contato com a terra e o resgate de uma rotina de plantio em casa. Também é um momento para troca de experiências dos participantes.
A realização do projeto piloto é de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Mariana. A Fundação Renova contribuiu para a concepção do projeto com o envolvimento dos programas de Proteção Social, Diálogo Social, de Retomada das Atividades Agropecuária e de Educação Ambiental. Foram oferecidas informações técnicas e material para as atividades.