Sistema de alerta de cheias mede o nível e vazão dos pontos passíveis de alagamento
Um sistema de alerta de cheias está sendo implantado na bacia do Rio do Carmo, na região de Mariana e Barra Longa (MG), com o objetivo de facilitar a tomada de decisões em casos de elevação nos níveis dos rios. Na última quarta-feira (08/02), a Fundação Renova promoveu, em Mariana, um treinamento sobre o assunto voltado para a equipe interna e para as defesas civis das duas cidades.
Desenvolvido por uma consultoria especializada, o sistema busca compartilhar informações com as defesas civis e demais instituições competentes para minimizar as possíveis perdas decorrentes de inundações naturais. Composto por estações instaladas em pontos estratégicos ao longo dos rios Gualaxo e do Carmo, que medem o nível e vazão dos pontos passíveis de alagamento, o sistema começou a ser montado em dezembro de 2016 e está em fase de conclusão da implementação.
O sistema é composto por três etapas: coleta de dados (equipamentos automáticos, monitoramento em tempo real das chuvas, vazão e níveis), processamento dos dados (análise e consistência das informações, cálculos e modelagens hidráulicas e previsão de vazões) e transmissão de dados (comunicação aos responsáveis).