Mais de 1.280 empreendimentos vão receber consultoria para promover seus negócios

Publicado em: 02/02/2022

Economia , Território Alto Rio Doce , Território Baixo Rio Doce , Território Calha do Rio Doce , Território Foz do Rio Doce , Território Médio Rio Doce , Território Mariana

Impulso Rio Doce selecionou projetos de 40 localidades da bacia do rio Doce para fortalecer e diversificar a atividade econômica

O projeto Impulso Rio Doce selecionou 1.285 empreendimentos, entre os inscritos das 40 localidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, para dar início às consultorias. Conduzida pela Fundação Renova, em parceria com o IEBT, a iniciativa vai promover a diversificação econômica e fortalecer micro e pequenos negócios, por meio de capacitações, assessoria e acompanhamento dos projetos.

Até  30 de maio, os responsáveis pelos projetos vão receber treinamentos e mentorias on-line, workshops para formação de rede e consultorias personalizadas da evolução do negócio e da aplicação de ferramentas. De acordo com Leyse da Cruz Ferreira, do Programa de Economia e Inovação da Fundação Renova, entre os resultados esperados, estão o aumento no faturamento, formação de pessoas para gestão de negócios e geração de emprego e novos negócios.

As iniciativas

Do total, 75% são empreendimentos já existentes, como bares, restaurantes, lanchonetes, salgadeiras, escritório de design de móveis, produção audiovisual, lojas comerciais, piscicultura, clínicas de saúde e estética, produção artesanal, desde itens alimentícios a bordados, crochês e demais. Já os outros 25% estão na fase de ideias. Entre os exemplos estão salão de beleza, restaurante, oficina mecânica, peixaria, alambique, fábrica de temperos, venda de mudas de plantas, loja de roupas e acessórios, alimentação e serviços em geral.

Os selecionados estão passando por um diagnóstico individualizado a fim de analisar a viabilidade do empreendimento. “Eles contam com o apoio de um agente de aceleração, que é responsável por fazer o acompanhamento personalizado de cada empreendedor, identificando as necessidades e realizando o acompanhamento técnico”, diz Leyse.

Abrangência

O projeto Impulso Rio Doce abrange as localidades de Mariana, Barra Longa, São José do Goiabal, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Dionísio, Rio Casca, São Pedro dos Ferros, São Domingos do Prata, Raul Soares, Sem Peixe, Marliéria, Timóteo, Ipatinga, Bom Jesus do Galho, Caratinga, Santana do Paraíso, Fernandes Tourinho, Córrego Novo, Pingo d’Água, Bugre, Sobrália, Ipaba, Iapu, Governador Valadares, Alpercata, Conselheiro Pena, Galiléia, Tumiritinga, Naque, Belo Oriente, Periquito, Aimorés, Itueta e Resplendor, em Minas Gerais. No Espírito Santo, fazem parte Baixo Guandu, Linhares, Colatina, Marilândia, e Barra do Riacho (distrito de Aracruz).

Este conteúdo foi útil para você?