Lançamento de lojas virtuais em Governador Valadares e região

Publicado em: 09/06/2020

Economia e Inovação

A ação conta com o apoio da Fundação Renova, e novas lojas ainda serão lançadas

A Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares (ACE-GV), em parceria com a Apiki WordPress e a Univale, desenvolveu uma plataforma online para criação de lojas virtuais gratuitas em Governador Valadares, lançada no final de março deste ano. A iniciativa busca criar novas possibilidades de vendas, já que a economia da cidade é movida principalmente pelo comércio que foi prejudicado com o avanço do número de casos do novo coronavírus, que levou ao fechamento do comércio local. Foram colocadas em funcionamento 170 lojas de empresários de Governador Valadares.

A Fundação Renova  apoiou a ação, incluindo comerciantes e produtores atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão. Até o momento foram mais de 20 lojas virtuais de atingidos criadas pela parceria. A proposta é uma alternativa para conectar consumidores e comerciantes, e para impulsionar a venda de produtos e serviços locais.

De acordo com Jackson Lemos, presidente da ACEGV, “a ACE Loja é uma plataforma digital simplificada para atender neste momento de crise contra o Coronavírus os comerciantes de produtos e serviços que precisam continuar faturando para manter postos de trabalho e as contas em dia. Uma forma de conectar consumidores com os comerciantes de um jeito fácil e rápido. Um projeto voltado para o pequeno e médio comerciante que não tem ainda acesso a este serviço.”

Com a Loja ACE, sem sair de casa, é possível comprar peixes, frutas e verduras agroecológicas, cachaças artesanais, queijos da roça, tortas, guloseimas, petiscos, salgados, doces e bolos confeitados. Uma variedade para café da manhã, lanches e jantar, com produtos artesanais, caseiros e de muita qualidade.

Alternativa em meio a crise

Ana Lage, líder dos programas de Economia e Inovação da Fundação Renova destacou o crescimento do marketing digital, tornando-se uma ferramenta importante para manutenção e continuidade das atividades dos pequenos negócios durante a pandemia. “Comprar dos pequenos negócios atingidos gera força aos empreendedores que vivem ao longo do rio Doce e que tiveram suas atividades interrompidas em função do avanço do COVID-19. A comercialização dos produtos de atingidos faz com que a economia local gire dentro das comunidades e distritos”, declara.

Inicialmente a hospedagem das lojas virtuais teria duração até 30 de maio. No entanto, com contrapartida da Fundação, o projeto será estendido até dezembro de 2020. Além disso, a Renova oferecerá, através da área de Economia e Inovação, capacitação aos atingidos em “Educação Digital“ para vendas pela internet (loja virtual, marketplace, fluxo e processos de vendas).

Conheça as lojas que já foram lançadas por atingidos e ajude os pequenos comerciantes da região: