Jovens ganham bolsas de estudos para formação ligada a operações agroflorestais

Publicado em: 17/04/2018

Restauração Florestal

Os estudantes aprenderão, na prática, a realizar ações que envolvem reflorestamento, recuperação e manutenção de nascentes, cuidados com o solo, entre outros

Dez jovens de cidades da bacia do rio Doce ganharam bolsas de estudos da Fundação Renova para participar do curso Formação de Agentes em Restauração Ecossistêmica, ministrado pelo Núcleo de Estudos em Restauração Ecossistêmica (NERE), do Instituto Terra. Com duração de um ano, o curso vai capacitar os alunos para a execução de operações agroflorestais.

Além de conceder as bolsas de estudo, a Fundação Renova custeia as despesas da turma, que teve início em março deste ano | Foto: Nitro Imagens

Os estudantes aprenderão, na prática, a realizar ações que envolvem reflorestamento, recuperação e manutenção de nascentes, cuidados com o solo, plantio e uso sustentável de defensivos agrícolas, entre outros temas. Além de conceder as bolsas de estudo, a Fundação Renova custeia as despesas da turma, que teve início em março deste ano. Em 2017, o NERE, com o apoio da Fundação, formou 17 técnicos em restauração florestal – a maioria deles vindos de famílias rurais e escolas técnicas que atuam na região da bacia do rio Doce.

Paulo Rocha, líder das ações de Economia e Inovação da Fundação Renova, destacou que a formação é importante para gerar mão de obra qualificada para a região do rio Doce. “O nosso intuito é incorporar esses profissionais nas nossas ações. Muitos estudantes da turma formada em 2017 já estão empregados”, ressalta.

A parceria entre a Fundação Renova e o Instituto Terra para a restauração florestal da bacia do rio Doce já garantiu o cercamento das primeiras 511 nascentes de afluentes e está promovendo o plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.