Iniciativa oferece capacitação de forma on-line e gratuita para adultos e jovens com mais de 16 anos
As inscrições para os cursos de aprimoramento profissional oferecidos pela plataforma Qualifica terminam no dia 31 de março. Para participar, é necessário ter mais de 16 anos e fazer parte do Cadastro Integrado da Fundação Renova. As aulas são on-line e gratuitas e ficam disponíveis até dia 30 de junho de 2021. Para se inscrever basta clicar aqui.
Cerca de 350 vagas estão disponíveis para desenvolver competências e habilidades em diversas áreas, como administração, empreendedorismo, idiomas, liderança e vendas. Ao todo, serão ofertados 75 cursos, entre eles estão atendimento ao cliente, colocação no mercado de trabalho, inglês e espanhol, fotografia digital, gestão de equipes, ginástica laboral, marketing digital, primeiros socorros, os preparatórios para o Detran, Enem e Toefl (teste de Inglês como uma Língua Estrangeira) e outros.
A plataforma oferece capacitações rápidas, com uma hora de extensão, e formações mais longas, de 38 horas. Para assistir às aulas, é preciso ter um computador com acesso à internet ou fazer o download do aplicativo Qualifica para celular, disponível na App Store (iPhone) e Play Store (Android).
“Inicialmente, a parceria da Fundação Renova com a plataforma Qualifica ia até novembro de 2020, mas decidimos estender o prazo de inscrições devido à grande procura pelos cursos na plataforma e à importância de as pessoas terem uma oportunidade de se qualificarem durante o isolamento social. Lembrando que são mais de 75 cursos disponíveis em várias áreas que irão contribuir para a ingressão dos adultos e jovens a partir de 16 anos no mercado de trabalho”, comenta Roberto Ruggeri, especialista da área de Economia e Inovação da Fundação Renova.
Caminhos da Retomada
A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Renova e a Plataforma Qualifica e faz parte do projeto Caminhos da Retomada, que envolve um conjunto de ações para fomentar a geração de trabalho e renda nas regiões atingidas. Entre as ações, também está a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que ofertou 9 mil vagas em cursos on-line gratuitos de iniciação profissional.