Inscrições abertas para o Projeto Cacau 2030 para produtores do Espírito Santo

Publicado em: 29/11/2022

Economia Local , Território Foz do Rio Doce

Iniciativa tem como objetivo o fortalecimento e desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva

Estão abertas as inscrições para o projeto Cacau 2030 voltado para produtores da cadeia produtiva do cacau de Linhares (ES) e região. A iniciativa vai oferecer cursos e capacitação com o objetivo de aumentar a produtividade, renda, bem-estar e qualidade de vida dos trabalhadores e familiares. O projeto vai fortalecer a cadeia produtiva do cacau no estado e colaborar para a proteção ambiental e dos recursos naturais. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 30 de novembro clicando aqui

Realizado pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), em parceria com a Fundação Renova e financiamento da World Cocoa Foundation, o projeto Cacau 2030 traz atividades que contemplam temas como gestão e comercialização, manejo sustentável do cacau, segurança e saúde pós-colheita e intercâmbio de quatro dias para uma associação selecionada. Além de implantar quatro Unidades Demonstrativas em fazendas produtoras, o projeto vai subsidiar parte do valor de mudas de cacau para todos os beneficiários. Confira abaixo todas as atividades de capacitação e logística:

. Capacitação de técnicos multiplicadores
. Capacitação e treinamento de produtores
. Fortalecimento de associações de produtores
. Subsídio para mudas de cacau
. Melhoria dos processos de pós-colheita e qualidade do cacau
. Apoio a eventos de cacau no estado

Para participar, o produtor deve viver e/ou produzir cacau nas regiões de Linhares, Sezínio, Humaitá, Lagoa Nova, Povoação, Regência, Areal, Rio Quartel, Desengano, Colatina (comunidade Barbados), no Espírito Santo. A principal fonte de renda da família deve ser de produção rural, a propriedade deve conter cacaueiros produtivos e os interessados devem estar organizados em coletivo e/ou organização social.

Cacau 2030

Com foco em pequenos e médios produtores, a iniciativa lançada em agosto deste ano prevê acesso ao crédito rural, aprimoramento da cadeia de mudas e sementes de cacau e foco no aumento da produtividade e qualidade das amêndoas. Além do repasse de recursos previstos em cerca de R$1,57 milhão, a Fundação Renova faz parte da governança, dentro dos comitês de Gestão e de Operacionalização. Já o Imaflora é o principal responsável pela condução e pela gestão da iniciativa em território capixaba.

Sobre o Imaflora

Criada em 1995, o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – Imaflora – é uma associação civil sem fins lucrativos que nasceu sob a premissa de que a melhor forma de conservar as florestas tropicais é dar a elas uma destinação econômica, associada a boas práticas de manejo e a uma gestão responsável dos recursos naturais. O Imaflora acredita que a certificação socioambiental é uma das ferramentas que respondem a parte desse desafio, com forte poder indutor do desenvolvimento local, sustentável, nos setores florestal e agrícola.

Atividades de capacitação e logística de produtores de cacau
Inscrições: até 30 de novembro
Link: aqui
Participação gratuita

Este conteúdo foi útil para você?