Índices da qualidade da água estão similares ao período que antecede o rompimento da barragem de Fundão, aponta estudo

Publicado em: 19/05/2017

Monitoramento da Água

Análise foi conduzida pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas

Dados comparativos apontam que os índices de qualidade da água na Bacia do Rio Doce, no trecho após a Usina de Candonga, estão similares ao período que antecede o rompimento da barragem de Fundão. Os números são resultado de um monitoramento conduzido pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

Os dados foram compartilhados pelo Igam no dia 04 de maio, na reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piranga (CBH-Piranga). Segundo o órgão, é fundamental que a sociedade seja informada adequadamente sobre essas análises.

O CBH-Piranga, formado por representantes de órgãos públicos e da sociedade civil, tem como propósito discutir questões relacionadas ao uso da água de sua bacia. Durante o encontro, a Fundação Renova apresentou as ações dos programas focados na recuperação de nascentes e de áreas de preservação permanente, recuperação de atividades agropecuárias em conjunto com o fomento ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e os Programas de Regularização Ambiental (PRA).

Estudo comparativo sobre a qualidade da água foi apresentado durante reunião do CBH-Piranga| Foto: Divulgação