Fundação Renova testa diferentes métodos para a conservação do solo

Publicado em: 03/04/2017

Conservação da Biodiversidade

Um dos principais objetivos é garantir a proteção dos rios e lençóis freáticos

Aplicar as técnicas mais eficientes para a conservação do solo é uma etapa importante para evitar a continuidade dos processos erosivos. Esse cuidado garante, além da proteção de rios e lençóis freáticos, que o trabalho realizado pelas frentes de revegetação sejam ainda mais eficientes.

Para encontrar as metodologias que geram os melhores resultados, foram instaladas parcelas de monitoramento de processos erosivos ao longo da área Ambiental I, que engloba os municípios de Mariana, Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado, em Minas Gerais, e visam quantificar a eficácia das ações adotadas.

Parcelas para a análise das técnicas de contenção do solo já estão sendo implementadas. | Foto: Divulgação

Serão testados quatro métodos já utilizados em campo: o plantio de gramíneas e leguminosas de rápido crescimento; a combinação desse plantio com outros dispositivos de proteção do solo, como biomantas antierosivas; o feixe de galhadas; e o tratamento de controle específico, chamado de solo exposto.

A expectativa é entender qual dessas técnicas reduz em maior proporção o deslocamento de sedimentos até o final do período chuvoso para, então, quantificar a eficiência das práticas adotadas. Acredita-se que até a primeira quinzena do mês de abril será iniciada a coleta dos primeiros resultados.