Com duração de uma semana, as obras visam reparar a rede de esgoto no bairro Volta da Capela
O sistema de esgotamento sanitário da Avenida Edmundo Mariano da Costa Lanna, no bairro Volta da Capela, em Barra Longa (MG), vai passar por obras de correção, devido a um rebaixamento do solo onde a tubulação encontra-se instalada. Realizadas pela Fundação Renova, as intervenções acontecem entre os dias 12 e 24 de abril, do número 267 (perto da Ponte Quidumba) até a Capela, totalizando 153 metros.
Paulo Manso, da área de Infraestrutura da Fundação Renova, explica que será preciso tirar a camada de asfalto e realizar a abertura da vala. “Ocorreu o rebaixamento do material lançado e para correção é necessário a retirada do material existente e a sua substituição”, conta.
Durante as obras, o tráfego de veículos ocorrerá no sistema “Pare e Siga”. Também serão instaladas placas de sinalização, indicando eventuais interdições parciais da rodovia. Além disso, as áreas com intervenção serão isoladas com grades de proteção e telas, minimizando possíveis impactos à população. Todas as valas abertas ao longo do dia serão devidamente aterradas ao final de cada turno de trabalho.
As ações seguem o Decreto nº 2000 da Prefeitura de Barra Longa, que determina que as atividades da Fundação Renova relacionadas à construção civil devem contar com, pelo menos, 50% dos colaboradores residentes no município.
Medidas preventivas frente à pandemia
Para evitar a proliferação do novo coronavírus, uma série de protocolos serão cumpridos, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do governo local, como aferição diária de temperatura dos colaboradores, distanciamento social da comunidade, uso obrigatório de máscaras e álcool em gel, entre outros.