Especialistas nacionais e internacionais e representantes de órgãos ambientais discutem o tema nos dias 24 e 25 de janeiro, em Nova Lima (MG)
A Fundação Renova protocolou, em janeiro, junto aos órgãos que compõem a Câmara Técnica de Gestão de Rejeitos – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semad) e Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA) -, um ofício que informa a intenção de retirar até 11 milhões de rejeitos de minério de ferro depositados ao longo do trecho entre a barragem de Fundão e a Usina Hidrelétrica Risoleta Neves, localizada na cidade do Rio Doce (MG).
O documento protocolado traz a representação das áreas, que a Fundação e os órgãos entendem, que já há maturidade no processo decisório de que a melhor alternativa seja a remoção do rejeito fruto do rompimento da barragem. O volume restante carece de mais discussão e embasamento ambiental, técnico, social e temporal para que as decisões viáveis sejam tomadas.
Para construção deste plano de manejo de rejeito, a Renova realiza o workshop “Manejo de Rejeitos”, na Fundação Dom Cabral, em Nova Lima (MG). O evento tem objetivo de debater soluções e contribuições para a elaboração do plano de ação. Especialistas nacionais e internacionais com expertise na área ambiental, rejeitos, social, água e recuperação de áreas degradadas estarão reunidos em um seminário técnico para conhecer os estudos já realizados sobre o desafio desse tema e suas singularidades, no primeiro dia do evento (24).
Na linha do debate e da coletividade da construção, no dia 25 (quarta-feira), o evento terá a participação de representantes da Fundação Dom Cabral, técnicos da Renova, representante das câmaras técnicas, consultores e acadêmicos, referências nas suas áreas de atuação. Estarão presentes ainda os órgãos ambientais.
Serão levantados os pontos convergentes e divergentes para a elaboração de uma estratégia conjunta para os próximos passos no processo de recuperação ambiental do material depositado ao longo das áreas impactadas pelo rompimento da barragem. Afinal, a remoção de rejeitos é um dos programas mais relevantes da Renova.
Nesse segundo dia, o evento terá cobertura on-line, divulgado pelo site da Fundação Renova (www.fundacaorenova.org), onde todos os interessados sobre esse assunto poderão enviar perguntas e comentários.
PROGRAMAÇÃO:
9h às 9h45 – Apresentação institucional e explicação dos objetivos do workshop
Fundação Renova e Fundação Dom Cabral
9h45 às 13h – Discussões e dinâmicas para o início da construção de diretrizes do Plano de Manejo de Rejeitos Fundação Renova e Fundação Dom Cabral
13h às 14h – Almoço
14h às 15h45 – Retomada das discussões e dinâmicas
15h45 às 17h – Contribuições para elaboração do Plano de Manejo de Rejeitos e Definição de Cronograma
17h – Encerramento