O objetivo é elaborar um plano de ações economicamente viável para a região
Nos dias 03 e 04 de maio, a partir das 9h, a Fundação Renova promove o Workshop de Restauração Florestal no Vale do Rio Doce. O objetivo é consolidar as linhas gerais de um plano de ações, baseado em experiências reais de sucesso. A expectativa é que o documento contemple alternativas econômicas e ambientais, associados à restauração florestal, que sejam replicáveis no Vale do Rio Doce.
Especialistas, acadêmicos e sociedade civil vão se reunir para discutir diferentes aspectos da restauração florestal, como linhas estratégicas para a restauração de 40 mil hectares ao longo da bacia do rio Doce, o conceito e a importância da gestão da paisagem, a criação de corredores ecológicos e formas de incentivo aos agricultores, visando a sustentabilidade econômica da restauração.
Os dois dias de evento serão divididos entre palestras temáticas e momentos de discussões em grupo. Estarão presentes representantes do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH Doce), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Fundação SOS Mata Atlântica, Coalizão Brasil, Conselho Internacional em Pesquisa em Agrofloresta (ICRAF), Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), WRI Brasil, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), The Nature Conservancy (TNC), Secretaria de Meio Ambiente de Extrema (MG), Governo do Estado do Espírito Santo, Instituto BioAtlântica (IBIO), entre outros.
O encontro, que será realizado na Fundação Dom Cabral, em Nova Lima (MG), pode ser acompanhado em tempo real pelo canal no YouTube da Fundação Renova.