Fundação Renova prepara relatório de atividades de forma coletiva

Publicado em: 02/03/2017

O documento será um compilado das ações conduzidas pelo time até agora

Mostrar a pluralidade do trabalho e as perspectivas de futuro são alguns dos objetivos do primeiro Relatório de Atividades da Fundação Renova. O documento será um compilado das ações conduzidas pelo time, entre agosto e dezembro de 2016, e irá refletir as diferentes visões sobre a reconstrução das áreas impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão.

Para que os olhares de todos os envolvidos nessa história estejam presentes no relatório, a estrutura do conteúdo está sendo pensada de forma coletiva. Um workshop, realizado no dia 13 de fevereiro, ajudou a definir caminhos para a elaboração do material, que deve ser concluído em abril deste ano, de acordo com o estatuto. Outros encontros, envolvendo vários públicos da Fundação, estão previstos para a produção do relatório.

“Queremos que o relatório seja um importante instrumento de comunicação e diálogo da Fundação Renova com toda a sociedade. Para isso, ele deve ser marcado por uma palavra emblemática e intransponível: verdade. E a verdade não é única – é composta pela visão de cada um que viveu e vive esse processo”, disse o diretor-presidente da instituição, Roberto Waack.

Encontro realizado no dia 13 de fevereiro para definir os caminhos para a elaboração do Relatório de Atividades. | Foto: Divulgação

ALGUNS DOS PRINCIPAIS DESAFIOS:

• Compor o relatório pelas várias visões sobre a reconstrução, preservando as diversas verdades sobre os fatos;
  • Narrar sucessos, acertos, erros, críticas e ambiguidades. A Fundação atua na fronteira do conhecimento, por isso, as soluções, muitas vezes, são desconhecidas e devem ser desenvolvidas em conjunto com a sociedade;
  • Prestar conta de todas as ações já realizadas pela Renova aos órgãos competentes.

ENVOLVIMENTO DA ÁREAS E PROGRAMAS

O material será produzido pela Report, empresa especializada nesse segmento, sob a gestão da área de Comunicação. Caso sua área seja procurada para conceder informações e fornecer conteúdos, colabore com a construção desse material, que é de todos nós.