O objetivo é planejar ações que promovam a retomada das atividades agropecuárias
Após a conclusão das ações emergenciais, começa uma nova e importante fase para a retomada das atividades agropecuárias. A partir da realização de diagnósticos detalhados das propriedades rurais entre Mariana (MG) e Linhares (ES) será possível garantir a continuidade dos trabalhos dos produtores rurais de toda a região.
A nova etapa contemplará três ferramentas de análise para a composição dos diagnósticos socioeconômicos e ambientais das propriedades:
• Zoneamento Ambiental Produtivo: faz o mapeamento das áreas impactadas, destacando os principais usos de ocupação do solo e a situação da água;
• Indicadores de Sustentabilidade e Agroecossistemas (ISA): faz o levantamento das particularidades de cada propriedade, destacando o produtor como principal gestor da área. Ela também possibilita a execução de diversas ações para a qualificação da agricultura e apoio ao produtor rural; e
• Cadastro Ambiental Rural: fornece uma base de dados dos imóveis impactados, identificando as necessidades de adequações ambientais para cada propriedade.
Após os diagnósticos, começará a construção das soluções para cada propriedade, a partir de planos que promovam a adequação das propriedades, recuperação de nascentes, pastagens degradas, reservas legais, além do fomento à obtenção de outorgas, tecnologias de conservação de água e a implementação de sistemas de saneamento e técnicas de conservação do solo.