Fundação Renova prepara diagnósticos detalhados de propriedades rurais

Publicado em: 07/06/2017

Agropecuária e Pesca

O objetivo é planejar ações que promovam a retomada das atividades agropecuárias

Após a conclusão das ações emergenciais, começa uma nova e importante fase para a retomada das atividades agropecuárias. A partir da realização de diagnósticos detalhados das propriedades rurais entre Mariana (MG) e Linhares (ES) será possível garantir a continuidade dos trabalhos dos produtores rurais de toda a região.

A nova etapa contemplará três ferramentas de análise para a composição dos diagnósticos socioeconômicos e ambientais das propriedades:

• Zoneamento Ambiental Produtivo: faz o mapeamento das áreas impactadas, destacando os principais usos de ocupação do solo e a situação da água;

• Indicadores de Sustentabilidade e Agroecossistemas (ISA): faz o levantamento das particularidades de cada propriedade, destacando o produtor como principal gestor da área. Ela também possibilita a execução de diversas ações para a qualificação da agricultura e apoio ao produtor rural; e

• Cadastro Ambiental Rural: fornece uma base de dados dos imóveis impactados, identificando as necessidades de adequações ambientais para cada propriedade.

Fundação Renova realiza diagnósticos das propriedades rurais para planejar ações de retomada da atividade agropecuária. | Foto: Leo Drumond / NITRO

Após os diagnósticos, começará a construção das soluções para cada propriedade, a partir de planos que promovam a adequação das propriedades, recuperação de nascentes, pastagens degradas, reservas legais, além do fomento à obtenção de outorgas, tecnologias de conservação de água e a implementação de sistemas de saneamento e técnicas de conservação do solo.