Roberto Waack, diretor-presidente da instituição, apresentou palestra sobre a restauração do Rio Doce
Na manhã desta quarta-feira, 10 de maio, Roberto S. Waack, diretor-presidente da Fundação Renova, participou do IV Fórum Brasileiro de Áreas Degradadas. O evento, que começou nesta terça (09/05) e vai até quinta, na Universidade Federal de Viçosa (MG), tem como objetivo principal buscar soluções práticas e apresentar experiências bem-sucedidas na restauração de diferentes biomas brasileiros, além de promover discussões sobre modelos úteis para as atividades de grande impacto, como mineração, construção de estradas e barragens e atividades agropecuárias.
Roberto S. Waack foi convidado para ministrar a Palestra Magna, que abriu as atividades do dia 10. Ele falou sobre as experiências e os aprendizados com os trabalhos no rio Doce, onde será feita a restauração florestal de 47 mil hectares pela Renova. Ao todo, a Fundação desenvolve 42 programas, entre socioeconômicos e socioambientais, ao longo da região impactada pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG).
A recuperação das áreas degradas pela tragédia também foi tema da palestra de Gustavo Bediaga de Oliveira, Coordenador do Núcleo de Apoio Permanente ao Rio Doce, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Outros pesquisadores e especialistas abordaram diferentes técnicas relacionadas à recuperação ambiental, como conservação de solos, contenção de processos erosivos e estabilização de taludes e encostas.